A PERNAMBUCANIDADE NOS LIMITES DO URBANO E DO DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.56368

Palabras clave:

Pernambucanidade, Espaço Urbano, Espaço Digital.

Resumen

Esta abordagem, filiada ao campo da Análise de Discurso Materialista, se debruça sobre processos de identificação/subjetivação do sujeito contemporâneo engendrado nos rituais ideológicos de funcionamento da rede e da cidade, a partir das condições de produção e circulação do estado de  pandemia desencadeado pela Covid-19. Tomamos como material de análise recortes de distintos desfiles do bloco carnavalesco Homem da Meia-Noite, para refletir sobre as contingências e os excessos na/pela relação entre sujeito e cultura de modo a alargar a compreensão sobre a Pernambucanidade e os afetos que atravessam o corpo. De nosso percurso analítico, resgatamos a  contradição que é constitutiva do sujeito e de sua inscrição nas materialidades, e  produz pelo entrecruzamento do social com o digital, efeitos de sentido que enlaçam o político-ideológico em nossas práticas. 


Biografía del autor/a

João Victor Silva Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando na linha de pesquisa “Análises do Discurso”, da área de Linguística, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE). 

Graduado em Licenciatura em Letras-Português  (UFPE)

Fernanda Correa Silveira Galli, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística Aplicada (IEL -UNICAMP). Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Línguistica do IBILCE/UNESP

Citas

ALTHUSSER, L. Os aparelhos Ideológicos de Estado. Barcarena (PT): Editorial Presença, 3ª ed. 1980.

DIAS, C.P.C. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018.

CARVALHO, J..V.S . A Pernambucanidade no Diário: discurso, memória e ideologia. Ao Pé da Letras (UFPE - Online), v. 22, n. 1 , p. 259-279, 2020.

FRANÇA, G. R. A. . Esquivando Simetrias: Discursos de/sobre quilombos urbanos e produção de saberes. In: RIBEIRO, M. A. O.; ALMEIDA, L. S. (Org.). Linguagem, Discurso e Cultura. 1ed.São Carlos: Pedro e João, 2020, v. 1, p. 93-103.

GALLI, F.C.S Discurso, Memória, Resistência: Olhar, ver, reparar pelo digital. In V Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual: Tensões entre o urbano e o digital: discursos, arte, política. Maceió: UFAL, 2020. Disponível em: https://youtu.be/d--92Z5t5l0. Acesso em: 07 jun. 2021.

GALLO, S.; SILVEIRA, J; PEQUENO, V. Live: presença-ausência, corpo em isolamento. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras, v. 16, p. 123-141, 2020.

LAGAZZI, S. M. O recorte significante na memória. In: INDURSKY, F.; LEANDRO FERREIRA, M. C.; MITTMAM, S. (Orgs.). O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz, 2009, v. 1, p. 67-78.

____. Trajetos do sujeito na composição fílmica. In: FLORES, G.; GALLO, S.; LAGAZZI, S.; NECKEL, N.; PFEIFFER, C.; ZOPPI-FONTANA, M. (Orgs.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. 1 ed. Campinas: Pontes, 2017, v. 3, p. 23-39.

LEANDRO FERREIRA, M. C. O corpo como materialidade discursiva. REDISCO. Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, p. 77-82, 2013.

_____. O mal-estar do sujeito contemporâneo: político, cultura e arte. In: Evandra Grigoletto; Fabiele Stockmans de Nardi; Helson Flavio da Silva Sobrinho. (Org.). Sujeito, sentido, resistência: entre a arte e o digital. 01ed.Campinas: Pontes, 2019, v. 01, p. 19-36.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas: Ed Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. P. Um corpo migrante. In: ORLANDI, E. P. Eu, tu, ele: discurso e real da história. Campinas: Pontes, 2017a

____. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. 3ª. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017b.

_____. Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. 4ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

____. Semântica e Discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. 5ª. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

____. Discurso: Estrutura ou Acontecimento. 7ª. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015a

____. Papel da memória. in: ACHARD, Pierre et alii. Papel da memória. 4ª ed. Campinas: Pontes, 2015b

PÊCHEUX, M; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: retomadas e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

ZOPPI-FONTANA, M.G; BIZIAK J.S.; GALLI, F.C.S . Apresentação in. GALLI, F. C. S. ; BIZIAK, J. S. (Org.) ; ZOPPI-FONTANA, M. G. (Org.) . O não-sentido como espaço de (r)existências: processos de subjetivação na pandemia. 1. ed. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2020. 457p .

TRAJANO, R. M. . A materialidade significante da musicalidade: uma proposta de teorização, metodologia e análise discursiva. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE , v. 55, p. 148-163, 2017.

PÊCHEUX, M. Análise de Discurso e Informática. In: PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux – textos escolhidos por Eni Orlandi. Campinas: Pontes

Editores, 2015.

PÊCHEUX, M; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: retomadas e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

Publicado

2023-04-30

Número

Sección

Artículos