A PAISAGEM VISUAL NO CINEMA: UM ESTUDO DA LINGUAGEM NA MISE-EN-SCÈNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i2.56676

Palavras-chave:

Cinema. Linguagem. Mise-en-scène.

Resumo

Resumo: A pesquisa tem por objeto a paisagem visual no cinema. Partindo do pressuposto que o cinema apresenta uma linguagem comunicacional, verbal e imagética, busca-se realizar um estudo esquemático sobre a mise-en-scène, adotando o modelo proposto por Bordwell & Thompson (2008), segundo a qual ela é composta pelo cenário, iluminação, vestimenta e comportamento da figura. Problematiza, nesse sentido, os elementos comunicacionais presentes na mise-en-scène. A pesquisa apresenta caráter interdisciplinar foi realizada com pesquisa em fontes bibliográficas nas áreas de Estudos Culturais, Estudos em Cinema e Semiologia.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, Atitus

J.S.D Law. M.Phil Law. M.phil Humanities. Associate Professor of Law, Dept. Law, ATITUS Educação, Brazil. Teaches in Law Graduation and Masters. Associate Professor of Psychology, Dept. Psychology, ATITUS Educação. Teaches in Masters. Member of the Diplomatic Corps of Youth for Human Rights Brazil (YFHRB). Member of Women´s Commission for Passo Fundo, Brazilian Bar Association. E-mail: leilane.grubba@imed.edu.br

Referências

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 19--.

BAPTISTA, Mauro. Design e cinema: caminhos possíveis de pesquisa. Revista Estudos em Design. v. 15. n. 2. p. 1-15. 2007.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In.: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas – Volume I. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENYAHIA, Sarah Casey; GAFFNEY, Freddie; WHITE, John. As film studies: the essential introduction. London: Routledge, 2006.

BESSA, Karla Adriana Martins. “Como cheguei a ser o que sou”? Uma estética da torção em filmes das décadas de 60 e 70. Revista Estudos Feministas. n. 25. v. 1. p. 291-315. 2017.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film art: an introduction. Wisconsin: Mcgraw Hill, 2008.

BUEST, Andreana Alba Nery de Mello; CARVALHO, Marília Gomes de. Figurino de cinema e imagem feminina. Encontro Internacional Fazendo Gênero VI. Florianópolis. 2004. p. 39-55.

BUTLER, Andrew. Film studies. Herts: Pocket Essentials, 2005. p. 12-29.

CADORE, Caroline Bresolin Maia. O direito no cinema: representações e percepções culturais do direito. Dissertação (Mestrado em Direito). Passo Fundo: IMED, 2018.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

CHARE, Nicolas; WATKINS, Liz. Introduction: gesture in films. Journal for Cultural Research. v. 19. n. 1. p. 1-5. 2015.

CRIST, Brianne. The art of costuming: interpreting the character through the costume designer´s eyes. Senior Thesis (Graduate in the Honors Program). Liberty University, 2014.

DESHPANDE, Anirudh. Indian cinema and the bourgeois nation state. Economic and political weekly, v. 42, n. 50 (Dec 15 – 21), p. 95-101. 2007

ECO, Umberto. O hábito fala pelo monge. In: Psicologia do Vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.

EGAN, Kelsey. Film production design: case study of the great Gatsby. Elon Journal of Undergraduate Research in Communications. v. 5. n. 1. p. 1-21. 2014.

ELSAESSER, Thomas; BUCKLAND, Warren. Studying contemporary American film: a guide to film analysis. London: Arnold, 2002.

EWATA, Thompson. Meaning and nonverbal communication in films. Language & Linguistic: perspectives from Nigeria. v. 3. p. 1-15. 2006.

GRIBAUDO, 2008

JAIN, Charul; CHOUDHARY, Madhurita. Actions speak louder than words: non-verbal mis/communication. Journal of Media and Communication Studies. v. 3. n. 1. p. 22-26. 2011.

JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 19--.

JUSSAN, Cáudia. Design cinematográfico; a concepção visual do imaginário fantástico. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2005.

KEATING, Patrick. Hollywood lighting from the silent era to film noir. New York: Columbia Press, 1970.

LEWIS, Jon. Essential cinema: an introduction to film analysis. Boston: Wadsworth, 2014.

MARIE ANTOINETTE. Direção de Sofia Coppola. Estados Unidos; Japão; França: Tohokushinsha Film Corporation; American Zoetrope; Pathé. 2006. 1. DVD. (123 min.).

MANDAL, Fatik Baran. Nonverbal communication in humans. Journal of Human Behavior in the Social Environment. v. 24. n. 4. p. 417-421. 2014.

MARQUES, Janote Pires; ALMEIDA, Regina Célia Santos de. Figurino e cinema: uma experiência didática na formação acadêmica do designer de moda. Projética. v. 9. n. 1. p. 39-52. 2018.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MARTINS, André Reis. A luz no cinema. Dissertação (Mestrado em Belas Artes). UFMG. Minas Gerais, Belo Horizonte. 2004.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.

NUNES, Ana Camila Nobre Xavier. Informação através da cor: a construção simbólica psicodinâmica das Cores na Concepção do Produto. ModaPalavra. Ano 6, n.9, jan-jul, p. 63 – 72. 2012.

OLIVEIRA JÚNIOR, Luiz Carlos Gonçalves de. O cinema de fluxo e a mise en scène. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2010.

PIAZZOLLA, Pietro; GRIBAUDO, Marco. Teaching the Aesthetic of Lighting in Cinema. Proceedings of the IASK International Conference Teaching and Learning (TL), p. 1-8. 2008

POLAND, Jennifer Lee. Lights, Camera, Emotion!: an examination on film lighting and its impact on audience´s emotional response. Dissertation (Masters of Arts for Applied Communication Theory and Methodology). Cleveland State University, United States. 2015.

POLLARI, Carolina Valentina Magalhães. Análise da iluminação de filmes de Alfred Hitchcock. Revista Especialize On-line IPOG. v.1. p. 1-23. 2013.

PSICOSE. Dirigido por Alfred Hitchcock. Estados Unidos: Paramount Pictures; Universal Pictures, 1960. 1DVD (109 min.).

RAMOS, Fernão Pessoa. A Mise-en-scène realista: Renoir, Rivette e Michel Mourlet In: XIII Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE.1, v.1, p. 53-68. 2012.

SADEK, José Roberto Neffa. Narrativas de ficção: interações entre filmes e telenovelas. Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SANTANA, Gelson (Org.). Cinema – comunicação e audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007.

SCHOLL, Raphael Castanheira Scholl; DEL-VECHIO, Roberta; WENDT, Guilherme Welter. Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Blumenau – 28 a 30 de maio de 2009. p. 1-15.

SCHUMM, David; et. All. A Pattern Language for Costumes in Films. Institute of Architecture of Application Systems. New York: ACM, 2012.

SHERWIN, Richard k. Nomos and cinema. UCLA Law Review. v. 48. p. 1519-1543. 2000-2001.

SREEKUMAR, Jayakrishnan. Creating Meaning through Interpretations: A Mise-En-Scene Analysis of the Film 'The Song of Sparrows'. Online Journal of Communication and Media Technologies. Special Issue – September. p. 26-35. 2015

STAMATO, Ana Beatriz Taube; STAFFA, Gabriela; VON ZEIDLER, Júlia Piccolo. A influência das cores na construção audiovisual. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru - SP – 03 a 05/07/2013.

STEPHERNSON, Ralph; DEBRIX, J.R. O cinema como arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

THE GREAT GATSBY. Direção de Baz Luhrmann. Estados Unidos; Australia: Bazmark Production, 2013. 1. DVD. (142 min.).

THE LORD OF THE RINGS – the fellowship of the ring. Direção de Peter Jackson. New Zeland; Estados Unidos: The Saul Zaentz Company, 2002. 1. DVD. (178 min.).

TURNER, Graeme. British cultural studies – an introduction. London: Unwin Hyman Ltd., 1990.

TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

VILLAREJO, Amy. Film studies: the basics. London; New York, 2007.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Edição

Seção

Artigos