CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DE LINGUAGEM NÃO-LOGOCÊNTRICA NO CÍRCULO DE BAKHTIN: O ENUNCIADO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2023.v8n3.57471Palavras-chave:
Concepção não-logocêntrica, Enunciado digital, Ato responsável, TikTok.Resumo
O objetivo deste artigo é revisitar a concepção filosófica de linguagem no Círculo Bakhtin, Volóchinov e Medviédev para pensar o enunciado digital de uma perspectiva filosófica pós-dualista. Como hipótese, entende-se que essa concepção apresenta uma orientação não-logocêntrica da linguagem, que possibilita perceber relações dialógicas em outros fenômenos, como no digital. A metodologia é a Análise de Rede Social (ARS), que serve para compreender fenômenos associados à estrutura das redes sociais online. O estudo traz uma análise empírica de discursos que circulam/circularam no TikTok, apresentando como percurso analítico as seguintes etapas: identificação do ator social (perfil do TikTok); como é construído seu espaço de expressão (a construção do seu enunciado) e como acontecem as relações com outros atores sociais. Por fim, a pesquisa se utiliza de Bakhtin (2016), Volóchinov (2019) e Medviédev (2016) ao dissertarem sobre enunciado e gênero do discurso, uma vez que os apontamentos desses autores servem como percurso analítico para se compreender o espaço de expressão do ator social. Longe da intenção de finalizar discussões, esta investigação pretende contribuir para o avanço dos estudos dialógicos do discurso, uma vez que se propõe a pensar o fenômeno do discurso digital através das lentes bakhtinianas sobre a linguagem.Referências
ADORNO, T. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
BRAIT, B. Construção coletiva da perspectiva dialógica: história e alcance teórico-metodológico. In: Figaro, Roseli (org.) Comunicação e Análise do discurso. – 1. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.
BURGESS, J. “Toda sua chuva de chocolate está pertencida a nós?”: Vídeos virais, Youtube e a dinâmica da cultura participativa. In CHAGAS, Viktor (org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital – Salvador: EDUFBA, 2020.
HIRSCHKOP, K. The Cambridge introduction to Mikhail Bakhtin. New York, NY: Cambridge University Press, 2021.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. The embodied mind. In: LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999
LATOUR, B. Networks, societies, spheres: Reflections of an actor-network theory. International Seminar On Network Theory: Network Multidimensionality In The Digital Age, Los Angeles, Fev. 2010.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradutoras Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. – 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
NICOLELIS, M. O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Planeta, 2020.
PAVEAU, M. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Organizadores: Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1. ed. – Campinas: Pontes Editores, 2021.
PIRES, V. L.; SOBRAL, A. Implicações do estatuto ontológico do sujeito na teoria discursiva do Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshínov. Bakhtiniana, São Paulo, 8 (1): 205-219, Jan./Jun. 2013
PONZIO, A. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução Valdemir Miotello. – 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
RECUERO, R. Introdução à análise de redes sociais. Salvador: EDUFBA, 2017.
SANTAELLA, L. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à Policromias os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.