ALEISTER CROWLEY NAS CANÇÕES DE BRUCE DICKINSON E IRON MAIDEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2023.v8n3.57507

Palavras-chave:

Aleister Crowley, Bruce Dickinson, Iron Maiden, intermidialidade

Resumo

Aleister Crowley foi um escritor mítico e controverso, poeta da liberdade irrestrita e da vontade como máxima soberana. O seu discurso impulsionou trajetórias existenciais de grande força contestatória, tornando-o guru do rock. O objetivo geral deste trabalho é apresentar os principais aspectos da recepção de Crowley pelo cantor e compositor Bruce Dickinson, por meio do levantamento de características recorrentes em letras das suas canções. Como objetivos específicos, planejamos: 1) identificar a existência de um projeto ético e ao mesmo tempo estético na obra de Dickinson; 2) entender de que modo a doutrina do Novo Aeon elaborada peloescritor inglêsAleister Crowley e apropriada por Dickinson influenciou o heavy metal dos anos 1980 até hoje.

Biografia do Autor

Vitor Cei, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luana Gabriela Paslawski, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Rondônia e mestranda em Letras na Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista da CAPES.  

Referências

ACOSTA, José Luiz da Silva; SANTOS, Maria Elena Pires. O dialogismo na canção “The Trooper” da banda Iron Maiden. Temática, Ano XI, n. 11, nov. 2015, p. 210-224.

ALBUQUERQUE, Leila Marrach Basto de. Oriente: fonte de uma geografia imaginária. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 114-125, mai/set. 2001.

ASTRUM ARGENTUM. Bebê do abismo. Disponível em: <https://www.astrumargentum.org.br/bebe-do-abismo.html>. Acesso em: 06 set. 2021.

BAUGH, Bruce. Prolegômenos a uma estética do rock. Trad. Duda Machado. Novos Estudos CEBRAP, n. 38, mar. 1994, p.15-23.

BÍBLIA SAGRADA. Trad. Centro Bíblico Católico. São Paulo: Editora Ave Maria, 1998.

CARD, Orson Scott. Seventh Son. Nova York: Macmillan, 1994.

CEI, Vitor. Prefácio. In: CROWLEY, Aleister. Os Livros Sagrados de Thelema. Trad. Vitor Cei. São Paulo: Madras, 2018, pp. 7-15.

______. Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho do seu tempo. 2ª ed. Itabuna, BA: Mondrongo, 2019.

CHEMICAL Wedding. Direção: Julian Doyle. Londres: Bill&Ben Productions, Focus Films, 2008. Disponível em: <https://youtu.be/zrGCoISeOCs>. Acesso em 16 ago. 2021.

CHESTERTON, Gilbert Keith. O God of Earth and Altar. The Chesterton Review, v. 16, n. 2, maio 1990, p. 60.

CONTRERA, Rodrigo. Um vôo existencial em Revelations, de Piece of Mind (1983). Whiplash, São Luís-MA, 25 abr. 2017. Disponível em: <https://whiplash.net/materias/biografias/258412-ironmaiden.html>. Acesso em: 03 abril 2019.

CROWLEY, Aleister. Magick without tears. Nova York: Ordo Templi Orientis, 1954.

______. Moonchild. Maine: Samuel Weiser, 1988.

______. The Confessions of Aleister Crowley. London: Arkana, Penguin Books, 1989.

______. (org.). The Goetia: the lesser key of Solomon the King. Trad. Samuel Liddell MacGregor Mathers. Boston, MA: Weiser Books, 1995.

______. O Livro de Thoth. Trad. Edson Bini e Marcelo Santos. Juiz de Fora: Novo Æon Publicações, 2002.

______. Os Livros Sagrados de Thelema. Trad. Vitor Cei. São Paulo: Madras, 2018.

______. Liber Samekh. Trad. Frater Set Rah. S. l.: Hadnu, 2018b.

CROWLEY, Aleister; DUQUETTE, Lon Milo; HYATT, Christopher. O Mundo Enochiano de Aleister Crowley: magia sexual Enochiana. São Paulo: Madras, 2011.

DICKINSON, Bruce. Accident of Birth. Surre: Castle Records, 1997. 1 disco sonoro.

______. The Chemical Wedding. Redondo Beach, CA: Silvercloud Recording, 1998. 1 disco sonoro.

________. Bruce Dickinson: uma autobiografia. Trad. Jaime Biaggio. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

GRIFFITHS, J. Gwyn. Remarks on the Mythology of the Eyes of Horus. Chronique d’Egypte, 33 (66), pp. 182–193, 1958.

HAIR. Direção: Milos Forman. [S.l.]: Metro Goldwyn-Mayer Studios, 1979.

IRON MAIDEN. The Number of the Beast. London: EMI, 1982. 1 disco sonoro.

______. Piece of Mind. London: EMI, 1983. 1 disco sonoro.

______. Powerslave. London: EMI, 1984. 1 disco sonoro.

______. Seventh Son of a Seventh Son. London: EMI, 1988. 1 disco sonoro.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 2002.

JAPIASSÚ, Hilton. A crise da razão e do saber objetivo: as ondas do irracional. São Paulo: Letras & Letras, 1996.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

MIZANZUK, Ivan Alexander. “Faze o que tu queres”: as noções de ética e moral nos escritos de Aleister Crowley em sua Thelema sob a luz da sociologia sensível de Michel Maffesoli. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PASI, Marco. Aleister Crowley and the Temptation of Politics. Durham: Acumen, 2014.

ROSENKREUTZ, Christian. The Chemical Wedding of Christian Rosenkreutz. Trad. Joscelyn Godwin. Michingan: Phanes Press, 1991.

SCOTT, Nora E. The Cat of Bastet. The Metropolitan Museum of Art Bulletin, v. 17, n. 1, 1958), pp. 1-7.

ZAGNI, Rodrigo. When Two Worlds Collide: Representações do real e monstruosidades fantásticas no conjunto simbólico das capas de álbuns e singles da banda Iron Maiden. Domínios da Imagem, Londrina, ano II, n. 4, p. 115-136, maio 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos