ANÁLISE DISCURSIVA DA TEMÁTICA DA DEPRESSÃO NA POESIA BRASILEIRA

UMA ABORDAGEM DOS EFEITOS DE SENTIDO EM POEMAS DO ROMANTISMO, SIMBOLISMO E MODERNISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n1.62690

Resumo

Esta pesquisa analisa, pela vertente da Análise do Discurso francesa, os conceitos de memória discursiva, efeitos de sentido e formações discursivas de acordo com Pêcheux (2015) e Foucault (2008) em poemas do Romantismo, do Simbolismo e do Modernismo brasileiros, evidenciando-se semelhanças no que diz respeito às críticas sociais e à temática da depressão embasadas por Debord (1997) e Kehl (2015). As análises elucidam a maneira com a qual a melancolia do século XIX e as sociedades de aparências impulsionadas pelo materialismo no mesmo período atravessam estilos literários e permanecem nos poemas do século XX. Elas evidenciam, ainda, a semelhança e a persistência de antigas temáticas sociais menosprezadas pelas sociedades de épocas passadas responsáveis por certa estereotipação dos poetas românticos associados ao Mal do Século. Além disso, tais temáticas persistem não apenas nos poemas, mas na sociedade do século XX a qual, assim como a anterior, mantém a valorização das aparências em sobreposição à essência, às especificidades de cada pessoa.

Biografia do Autor

Cláudio Sampaio, UFAM

Possui doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019) e atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); coordenou o curso de Letras- Língua e Literatura Portuguesa - IH13 da UFAM durante o período de 2020 a 2022; coordenou o Curso do DLLP/PARFOR pela UFAM no período de 2012 a 2014; foi o Professor Formador da Olimpíada de Língua portuguesa 2011/2012 no Estado do Amazonas e presidente da Comissão do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras ? Língua e Literatura Portuguesa de 2020 a 2022; atuou como multiplicador das Metodologias Ativas da Faculdade de Letras da UFAM(FLet). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Linguística Textual, Educação Linguística, Análise de Discurso e Círculo Linguístico de Bakhtin.

Vitória Carvalho, UFAM

Mestranda em Estudos Literários na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela UFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa). Atuou como professora residente na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti de outubro de 2020 até março de 2022 pelo Programa de Residência Pedagógica da Capes. Desenvolve pesquisas, principalmente, nas áreas de Literatura e Análise do Discurso francesa.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Edição

Seção

Artigos