A CARTOSSEMIÓTICA E A CARTOGRAFIA ESCOLAR SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA VISUAL DE KRESS E VAN LEEUWEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n3.64016

Resumo

O estudo de mapas na disciplina de Geografia na educação básica é constantemente tratado de forma muito instrumental, despertando pouco interesse dos alunos no aprendizado da Cartografia. Acontece que os mapas são um gênero que comunica fenômenos sociais e da natureza que fazem parte do cotidiano das pessoas e, portanto, trata-se de um estudo fundamental para a interpretação do mundo. Uma possibilidade de superar o distanciamento entre o que é estudado e o que é vivenciado na leitura de mapas é a observação de seus padrões semióticos. É importante que os professores de Geografia estimulem um ambiente que favoreça a leitura crítica de mapas. Nesse sentido, neste artigo objetiva-se analisar mapas a partir de padrões cartossemióticos embasados na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa relacionando as três categorias de análise do sentido da imagem levantadas pelos autores e os mapas. Como resultado, foram gerados mapas que representam tais categorias e uma tabela síntese da Gramática Visual aplicada a mapas. Com isso, espera-se criar pontes entre professores de Língua Portuguesa e Geografia nas escolas.

Biografia do Autor

Jean Cássio Lima, CEFET MG

É bacharel e licenciado em Geografia, com atuação em ambas as áreas. É mestre em estudos de Linguagens pelo CEFET- MG onde pesquisou Cartografia Escolar e cartossemiótica. Já atuou em Educação Básica, Geoprocessamento, Urbanismo, Geopolítica e Cartossemiótica. Atualmente trabalha como professor de Geografia de Ensino Médio na rede de ensino SESI FIEMG e com elaboração de material para editoras e empresas de educação. É produtor de conteúdo nas mídias sociais de Geografia e Atualidades. Também cursou três semestres de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Luiz Antônio Ribeiro, CEFET MG

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Sócio Interacionismo Discursivo, Texto, Discurso, Gêneros Textuais-Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa. Atua como Professor EBTT, no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia; no curso de Letras: Tecnologias em Edição e no ensino médio do Cefet-MG.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos