A CARTOSSEMIÓTICA E A CARTOGRAFIA ESCOLAR SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA VISUAL DE KRESS E VAN LEEUWEN
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n3.64016Resumo
O estudo de mapas na disciplina de Geografia na educação básica é constantemente tratado de forma muito instrumental, despertando pouco interesse dos alunos no aprendizado da Cartografia. Acontece que os mapas são um gênero que comunica fenômenos sociais e da natureza que fazem parte do cotidiano das pessoas e, portanto, trata-se de um estudo fundamental para a interpretação do mundo. Uma possibilidade de superar o distanciamento entre o que é estudado e o que é vivenciado na leitura de mapas é a observação de seus padrões semióticos. É importante que os professores de Geografia estimulem um ambiente que favoreça a leitura crítica de mapas. Nesse sentido, neste artigo objetiva-se analisar mapas a partir de padrões cartossemióticos embasados na Gramática Visual de Kress e van Leeuwen. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa relacionando as três categorias de análise do sentido da imagem levantadas pelos autores e os mapas. Como resultado, foram gerados mapas que representam tais categorias e uma tabela síntese da Gramática Visual aplicada a mapas. Com isso, espera-se criar pontes entre professores de Língua Portuguesa e Geografia nas escolas.
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