VOZES PROPAGADAS NO JORNAL ESTADÃO
UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE SEUS EFEITOS DE SENTIDO
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n1.64347Resumo
: Este artigo analisa os efeitos de sentido de vozes propagadas no jornal Estadão, utilizando o instrumental interpretativo da Análise do Discurso. Para tanto, servindo de corpus para este estudo, foram eleitas, segundo o critério de possuir o marcador voz como integrante do texto, as seguintes matérias de o Estadão, todas de 2015, “Tony Bennett se reinventa em novo álbum” e “Julião Pinheiro, filho de Paulo César Pinheiro e Luciana Rabello, lança disco”. São empregadas as noções de condições de produção, formação discursiva e interdiscurso, e seus respectivos entrelaçamentos. Os vetores analíticos, anteriormente expostos, são aplicados, com objetivo de examinar a discursividade investida em dizeres sobre vozes projetadas na mídia. Como resultado, verifica-se a formação discursiva liberal de mercado como predominante em ambos os produtos do periódico, formatando os dizeres sobre a voz e fundamentando uma estética conservadora da voz de sucesso no veículo de mídia em questão.
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