TECNODISCURSIVIDADE E ANÁLISE DO DISCURSO MATERIALISTA (AD): DIÁLOGOS

Autores

  • Marcella Macêdo Sampaio de Souza Universidade Católica de Pernambuco
  • Nadia Azevedo Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-6425-2846
  • Roberta Caiado Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n1.65115

Resumo

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de estabelecer uma discussão em forma de diálogo entre a Análise do Discurso Materialista (AD) e a Análise do Discurso Digital (ADD). A AD é reconhecida como aparato teórico-metodológico fundador do campo da análise do discurso, a partir de Michel Pêcheux, e como teoria embasada em fundamentos filosóficos e funcionalistas, mais que tecnicistas, segue sendo suporte para pesquisas relacionadas ao discurso de diversas naturezas. No entanto, com a revolução digital, demarcada pelo uso praticamente universal da internet, estudiosos do discurso, com destaque para Marie-Anne Paveau, propuseram um novo aparato teórico-metodológico (a ADD), cujo objetivo seria proporcionar suporte mais adequado às análises dos discursos nativos digitais, alegando que as teorias existentes são insuficientes para este fim. Com este estudo, pretendemos demonstrar que a AD, embora tenha sua origem localizada em outro contexto sócio-histórico, é perfeitamente suficiente para suportar as análises de discursos materializados em ambiente digital. No nosso entender, embora haja valor nos questionamentos que geraram a ADD, esta finda por se tornar quase estruturalista em sua perspectiva classificatória, subvertendo conceitos e preceitos fundamentais para a AD, tais como gesto de interpretação, condições de produção e a relação sujeito e ideologia. 

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Biografia do Autor

Nadia Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco

Professora da graduação em Fonoaudiologia e do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Linguagem (CFFa) e em Patologias da Linguagem ( PUC/SP); Mestre em Fonoaudiologia (PUC/SP); Doutora em Letras e Linguística (UFPB). 

Roberta Caiado, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Professora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco da Escola de Educação e Humanidades. Tem experiência como docente há mais de 30 anos, no Ensino Fundamental e Ensino Superior, na área de Linguística e de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Artigos