Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos originais), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  • Ao submeter o manuscrito na Revista Conhecimento em Ação (RCA), o autor deve preencher todos os metadados do sistema (título, resumo, palavras-chave, nome e biografia dos autores, referências etc.), bem como informar o seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID) – identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro, substituindo as variações de nome por um único código numérico como “0000-0002-0123-208X.” Caso o autor ainda não tenha o seu ORCID, recomenda-se a realização do seu cadastro no seguinte endereço:https://orcid.org/.
  • Os (as) autores (as) são inteiramente responsáveis pela correta submissão dos arquivos e preenchimento dos metadados no sistema da revista, incluindo todos os coautores nos metadados da plataforma, na ordem por eles acordada. Isso deve ser feito durante a etapa de submissão do artigo original. A produção submetida seguirá para avaliação na revista apenas se todos os metadados estiverem preenchidos corretamente no sistema.
  • O texto do manuscrito deve ser formatado em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 justificado, podendo ser escrito em português, inglês e espanhol. A primeira linha de cada parágrafo deve apresentar entrada de 1,25. Especificações de layout da página: Tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
  • O texto deve conter entre 15 e 25 páginas (exceto nos casos de resenha, entrevistas e pontos de vista), incluindo resumos e referências.
  • A pesquisa submetida deverá conter no máximo 6 autores.
  • O título, significativo e breve, deve ser acompanhado de sua tradução para o inglês e espanhol.
  • Indicar de três até cinco palavras-chave que representem efetivamente o conteúdo da pesquisa. Essas palavras-chave podem ser extraídas do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
  • A Revista Conhecimento em Ação apoia o movimento da Ciência Aberta, sendo assim aceitamos submissões de autores Graduados, Mestrandos, Mestres, Doutorandos e Doutores, podendo ser a autoria individual ou coletiva.  
  • Aceitamos manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol.

A Revista Conhecimento em Ação adota as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

a) artigo de periódico NBR 6022/2018;

b) resumo NBR 6028/2021;

c) referências NBR 6023/2018;

d) citações NBR 10520/2002;

e) numeração progressiva NBR 6024/2012.

Para mais orientações sobre a produção dos textos a serem submetidos, acesse o seguinte template. Recomenda-se fortemente o uso desse arquivo como formato modelo para a submissão do texto, substituindo seu conteúdo pelo texto do trabalho a ser publicado.


Diretrizes Éticas

A Revista Conhecimento em Ação expressa os direitos autorais de publicação no periódico científico de acesso aberto a partir da compreensão ética estabelecida com autores, editores e pareceristas.

Compreende-se o direito de a revista efetuar, nos originais, alterações ortográficas e gramaticais a fim de manter e preservar a norma culta da língua portuguesa ou estrangeira, além da credibilidade do periódico. Todavia, não serão realizadas alterações na forma de escrita dos autores que excedam os limites da revisão linguística. Caso sejam necessárias maiores alterações no texto, correções ou sugestões de ordem conceitual, os autores serão notificados antes do prosseguimento do processo de publicação do trabalho.

É esperado que os autores concordem e estejam cientes de seu compromisso com a fidedignidade de informações contidas em suas submissões, além da necessidade do envio de produções originais, sem plágios e autoplágios, referenciando devidamente todas as outras fontes de informação utilizadas durante a elaboração da produção.

As fontes de informação utilizadas na produção como textos, citações, figuras e tabelas são de inteira responsabilidade dos autores.

O conselho editorial se reserva à incumbência de se portar de modo transparente, informar todos os procedimentos e regras necessárias para a submissão de originais e avaliar adequadamente tais produções.

Entende-se que as produções publicadas neste veículo passam a ser propriedade da Revista Conhecimento em Ação. Deve-se atentar para a necessidade de conceder os créditos, em citações, à fonte original de publicação, a Revista Conhecimento em Ação.

 

Artigos de Revisão

Publicação, na forma de revisão bibliográfica, que visa a debater conhecimentos sobre assuntos já discutidos em outras produções científicas.

Relatos de Experiência

Relatos de experiências práticas e profissionais que abordam uma situação a partir de reflexões e ponderações teóricas e aplicadas sobre o assunto retratado.

Relatos de Pesquisa

Artigos que apresentem sinteticamente os resultados de pesquisas em andamento ou concluídas.

Entrevistas

Entrevistas a pesquisadores destacados na temática da revista.

Pontos de Vista

Notas, comentários, opiniões e ponderações críticas sobre a teoria e prática do campo informacional.

Resenhas

Trabalhos de valor crítico sobre livros, filmes, artigos, documentários e outras produções nacionais ou internacionais que seguem a temática da revista.

Artigos Originais

Publicação inédita contendo abordagens e discussões teóricas e/ou aplicadas sobre temas inerentes ao campo da Ciência da Informação e áreas correlatas, e que demonstrem as ideias do (a) autor (a), os métodos, as técnicas aplicadas e os resultados adquiridos na pesquisa. Fundamentalmente, seguem a estrutura de introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.