Imagem, Memória e Informação: o bergsonismo na Ciência da Informação

Autores

  • Solange Puntel Mostafa Universidade de São Paulo
  • Miriam Paula Manini Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v2i1.10633

Palavras-chave:

Bergsonismo, Imagem-movimento, Imagem-tempo, Indexação de fotografias

Resumo

O artigo discorre sobre algumas teses de Henri Bergson em Matéria e Memória, como as diferenças de grau entre percepção e matéria, bem como as diferenças de natureza entre lembranças psicológicas e lembranças virtuais. A seguir, são apreciados os conceitos filosóficos de Gilles Deleuze sobre as imagens cinematográficas como Imagem-Movimento e Imagem-Tempo. Além disso, apresenta as reflexões de Mauricio Lissovsky acerca das imagens fotográficas e sua proximidade com Deleuze na busca por uma fundação do tempo no instante fotográfico, ilustrado com as fotografias de Cartier-Bresson. Compara os planos filosófico e científico com exemplos de indexação fotográfica, propostos no plano científico da Ciência da Informação, não para distinguir os diferentes planos ou contrastá-los em oposição, mas para instigar pensamentos e fazer pensar vindouras criações conceituais (filosóficas) para o ato da documentação fotográfica ou fílmica. Se a Ciência da Informação se beneficiar de tal filosofia, irá atualizar acontecimentos-conceitos em seu plano referencial.

Biografia do Autor

Solange Puntel Mostafa, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Educação, Informação e Comunicação

Curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação e Documentação

Miriam Paula Manini, Universidade de Brasília

Curso de Arquivologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Mostafa, S. P., & Manini, M. P. (2017). Imagem, Memória e Informação: o bergsonismo na Ciência da Informação. Revista Conhecimento Em Ação, 2(1), 2–18. https://doi.org/10.47681/rca.v2i1.10633

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa