Caracterização do segmento de publicações no Linking Open Data, um estudo exploratório.

Autores

  • Antonio Victor Wolf Tadini Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
  • Caio Saraiva Coneglian Universidade Estadual Paulista (UNESP). Câmpus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências.
  • José Eduardo Santarem Segundo Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v2i2.11699

Palavras-chave:

Linked Data, Web Semântica, Web de Dados, Representação do Conhecimento, Classificação,

Resumo

O Linking Open Data contempla uma gama de dados diversa e seus datasets são divididos em variadas categorias. Dentre essas categorias, a de publicações se destaca por conter informações de diversas áreas do conhecimento, com potencial para ser utilizada por pesquisadores para identificarem o impacto de publicações e como fonte para localizar e relacionar publicações científicas. No entanto, a definição desta categoria requer estudos devido ao caráter vasto que pode abordar, faltando uma compreensão mais aprofundada do significado de seus dados no âmbito do Linking Open Data. Desta forma, este trabalho tem como objetivo caracterizar a categoria denominada de publicações, comparando o entendimento sobre essa categoria àquilo que se pôde verificar pelo exame da natureza dos dados nela publicados, utilizando uma metodologia exploratória e aplicada. Por meio desse trabalho, foi possível dividir em tipos os datasets publicados, apontando deficiências na definição dos tipos apresentada pelos criadores do projeto Linking Open Data. Desta forma, identificou-se que a categoria de publicações possui uma amplitude muito grande, compreendendo inclusive sistemas de representação de conhecimento, que deveriam estar contidos em uma nova categoria, visto que se diferenciam na sua origem da categoria "publicações".

Downloads

Publicado

20-12-2017

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa