Dos partos e do aleitamento materno: um estudo bibliológico acerca das teses e dissertações da primeira metade do século XIX da Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da atual UFRJ

Autores

  • Mayara das Dores Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nysia de Oliveira Sá Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Andre Vieira de Freitas Araujo Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v2i2.11850

Palavras-chave:

Bibliologia, Biblioteconomia de Livros Raros, Teses e Dissertações antigas, Medicina,

Resumo

O presente trabalho concentra-se na temática memória científica e institucional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Discute o estatuto de raridade e/ou especialidade das antigas teses e dissertações da Faculdade de Medicina depositadas na Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade. Utiliza os conceitos raro, especial e antigo, tomando por base características extrínsecas e intrínsecas da obra. A amostra da análise é composta por 15 obras, cujo corte foi efetuado na temática saúde da mulher, especificamente em Ginecologia e Obstetrícia. Utiliza a Biblioteconomia de Livros Raros como aporte teórico. Adapta conceitos produzidos pela literatura como aporte teórico-metodológico da materialidade do acervo. Realiza análise Bibliológica e, para tanto, utiliza como parâmetro: suporte, capa, texto impresso, ornamentação, marcas intrínsecas, extrínsecas, apresentação material e aspecto intelectual. Conclui que as teses e dissertações são especiais devido a dois aspectos centrais e inter-relacionados: 1) do ponto de vista da Biblioteconomia de Livros Raros são demarcadas por sua importância cultural e limite histórico; 2) do ponto de vista da História da Ciência no Brasil são documentos que não só materializam saberes históricos, mas que permitem o estudo retrospectivo e comparativo de teorias e práticas médicas nos campos da Ginecologia e Obstetrícia.

Biografia do Autor

Nysia de Oliveira Sá, Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1974), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Andre Vieira de Freitas Araujo, Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.


Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa