Extração e visualização de informação em publicações científicas: análise da distribuição de artigos open access com base em currículos de pesquisadores da comunidade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v3i1.15707

Palavras-chave:

Periódico Científico, Acesso Aberto, Distribuição de Artigos, Plataforma Lattes,

Resumo

Os periódicos de acesso aberto amplificam e oferecem maior visibilidade para a comunicação científica na web. Além de servirem como base para extração e visualização de informações sobre a produtividade de determinada comunidade científica, por meio deles é possível identificar padrões métricos e realizar a efetiva visualização da interação entre redes de colaboração científica. A distribuição da produção científica de países como o Brasil, sob as vias do acesso aberto, ainda é um desafio a ser mapeado. Assim, o objetivo desse estudo é propor um método para extração e visualização da produção científica de pequenos grupos ou comunidades de cientistas. Os aspectos metodológicos subdividem-se em fases: (A) extração de informação; (B) reorganização e coleta de documentos científicos; (C) classificação e processamento dos dados; e, (D) visualização da informação. Como resultado parcial constatou-se que é pequena representatividade de pesquisadores brasileiros em periódicos de modelo comercial. Os testes realizados mostraram-se uteis para elaborar uma resposta sobre a produção de pesquisadores brasileiros em periódicos de acesso aberto, principalmente, quando publique fora do núcleo de periódicos predominante.

Biografia do Autor

Alexandre Ribas Semeler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geociência.

Especialista em e-Science

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina, PGCIN.

Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics, webometria e arquivometria), E-Science (mineração automatizada de dados), Visualização da Informação (Análise de Redes Sociais e Clusterização).

Rosangela Schwarz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina, PGCIN.

Especialista em Comunicação científica e acesso aberto

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, PPGEF.

Especialista em em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte.

Downloads

Publicado

01-08-2018

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa