Competência em Informação através da Mediação da Informação em Geociências na Biblioteca Octávio Barbosa da CPRM - Serviço Geológico do Brasil

Margareth Lopes de Moraes, Roberta Pereira da Silva de Paula

Resumo


                                           

Este trabalho apresenta a mediação da informação realizada por bibliotecários da Biblioteca Octávio Barbosa, biblioteca central da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. A CPRM possui 13 bibliotecas em todo o Brasil, constituindo a Rede Ametista de Bibliotecas, que tem importante papel no que tange ao desenvolvimento social local e regional, repercutindo suas ações nacionalmente. A mediação da informação foi coletada na Biblioteca Octávio Barbosa com base no atendimento ao usuário selecionando exemplos no atendimento à pesquisa geocientífica e no atendimento ao público em geral. Os resultados demonstraram o perfil do bibliotecário da CPRM, protagonista junto ao usuário, no seu atendimento. O trabalho também apresenta um breve resumo do Programa de Competência em Informação elaborado para a Rede Ametista com dados obtidos na Biblioteca Octávio Barbosa. Inclui sua metodologia e as ações desenvolvidas ao longo de sua elaboração e apresenta os resultados obtidos. Pretende-se, com este trabalho, dar contribuições para que outras bibliotecas e unidades de informação possam desenvolver ou registrar seus trabalhos de mediação da informação e implantar ou atualizar o seu próprio programa de competência em informação. Nossa missão é colaborar na construção e na divulgação do conhecimento em Geociências para o bem-estar da sociedade brasileira.


Palavras-chave


Gestão da Informação; Biblioteconomia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v3i1.18084

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Conhecimento em Ação




ISSN: 2525-7935

Bases de Dados e Diretórios
 
Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação  Latindex Perfil da Revista Conhecimento em Ação no Google Acadêmico