Interfaces entre a biblioterapia e a responsabilidade social do bibliotecário

Autores

  • Fernanda Bernardo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.19215

Palavras-chave:

Biblioterapia. Leitura. Responsabilidade social. Bibliotecários. Atividades lúdicas.

Resumo

Focaliza a biblioterapia identificando conceitos, práticas, contribuições e utilização de elementos lúdicos dentre os quais os livros como coadjuvante na prevenção e realização de terapias. Associa a responsabilidade social (RS) do bibliotecário que ao realizar tais funções possibilita que as práticas se voltem para o lado humanístico e social da profissão. Tem como objetivo apresentar o conceito dos termos, associando a biblioterapia e RS ao contexto da atuação bibliotecária. Metodologicamente a pesquisa foi exploratória, qualitativa e bibliográfica. Conclui que a biblioterapia e a RS presentes no contexto do agir bibliotecário são compreendidas por evidenciar a relevância da leitura e seu poder transformador, correlacionando-a a significativa importância do fazer bibliotecário, em construir um ambiente de leitura e informação, mas principalmente em promover a construção de usuários conscientes, destacando a importância da prática biblioterapêutica e de ações responsáveis que norteiam as atividades de todos os profissionais.

Biografia do Autor

Fernanda Bernardo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Bibliotecária na Universidade Federal de Pernambuco

Joana Coeli Ribeiro Garcia

Profª do Curso de Biblioteconomia da UFPB; Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Ferreira, F. B., & Garcia, J. C. R. (2018). Interfaces entre a biblioterapia e a responsabilidade social do bibliotecário. Revista Conhecimento Em Ação, 3(2), 107–119. https://doi.org/10.47681/rca.v3i2.19215

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa