Os Objetos Técnicos e seus papéis no horizonte das Humanidades Digitais: um caso para a Ciência da Informação.

Autores

  • Ricardo Medeiros Pimenta Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Departamento de Ensino e Pesquisa.

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.5525

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Objetos Técnicos, Simondon, Informação, Hipermodernidade

Resumo

As Humanidades Digitais são um campo auto-reflexivo capaz e desejante de que a aplicação das tecnologias digitais voltadas às Humanidades seja ela própria o objeto de investigação do pesquisador. Nesse sentido este artigo busca aproximar à ciência da informação a ideia de que nós devemos, uma vez que as Humanidades Digitais são marcadas pelas questões em torno das suas práxis e da techné que caracterizam-na, compor um canal de diálogo entre esses dois campos o quanto antes. De ordem teórica conceitual, este artigo se propõe a contribuir, portanto, com a inserção do tema e de sua problemática no processo reflexivo do campo da C.I., fundamentando como objeto/ator deste ponto de convergência o papel dos objetos técnicos, na perspectiva simondoniana, na sociedade da informação marcadamente contemporânea à era digital.

Downloads

Publicado

19-03-2017

Como Citar

Pimenta, R. M. (2017). Os Objetos Técnicos e seus papéis no horizonte das Humanidades Digitais: um caso para a Ciência da Informação. Revista Conhecimento Em Ação, 1(2), 33. https://doi.org/10.47681/rca.v1i2.5525

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa