Análise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação

Autores

  • Flávia de Araújo Telmo Universidade Federal da Paraíba
  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba (UFPB). https://orcid.org/0000-0002-1511-839X
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i1.26126

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais. Redes Sociais. Produção Científica. Memória Organizacional.

Resumo

A pesquisa analisa a produção científica em memória organizacional na Ciência da Informação por meio da análise de redes sociais. Utiliza como metodologia a pesquisa do tipo descritiva-exploratória, com abordagem quantiqualitativa e do tipo documental por trabalhar com os artigos científicos com o tema memória organizacional publicados em periódicos e indexados na BRAPCI. Como procedimentos de análise dos dados utilizou-se o método de Análise de Redes Sociais (ARS), a partir da elaboração de grafos construídos com o uso dos softwares UCINET e Netdraw e apresentação dos resultados em tabela e quadro. Destaca a produção no referido tema, o perfil dos colaboradores com base na titulação e as relações de produção existentes na rede social. Os resultados permitem inferir que a relação dos autores que produziram artigos científicos sobre memória organizacional dentro da rede geral dos atores, apresentou-se dispostas em sub-redes, com relações intra e interorganizacionais de até quatro atores entre os quais apenas um produziu individualmente, prevalecendo a produção colaborativa. Conclui que a análise das características e relações intrínsecas na rede de colaboração poderá servir de subsídios para a ampliação de grupo de pesquisadores que atuam no tema, bem como novas possibilidades de relação fortalecendo assim a produção científica e construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Flávia de Araújo Telmo, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Ciência da Informação. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Downloads

Publicado

30-06-2019

Como Citar

Telmo, F. de A., Feitoza, R. A. de B., & Silva, A. K. A. da. (2019). Análise de redes sociais da produção científica em memória organizacional na ciência da informação. Revista Conhecimento Em Ação, 4(1), 102–127. https://doi.org/10.47681/rca.v4i1.26126

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa