Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação: a transcendência da Teoria Crítica de Habermas e os paradigmas da Ciência da Informação

Autores

  • Jetur Lima de Castro UFPA
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2736

Palavras-chave:

Epistemologia. Paradigmas. Teoria Crítica. Ciência da Informação

Resumo

A pesquisa visa compreender os paradigmas da CI a através da teoria crítica de Habermas, buscando através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas epistemológicas desses paradigmas a partir de um olhar histórico-hermenêutico. O objetivo é analisar criticamente os paradigmas da CI, visto que esses paradigmas são uma herança positivista das ciências empíricas, sobretudo da teoria matemática da comunicação, sendo uma veia em seu núcleo deixando entorpecida a CI pela objetividade. No percurso metodológico abordamos a investigação teórica, com auxílio da hermenêutica com base bibliográfica. Os resultados mostram que pode ser empregado dentro dos paradigmas da informação os estudos emancipatórios através de uma ação comunicativa. Por fim, devemos pensar nos terrenos tomados como verdade na CI na Biblioteconomia de modo a pensar em uma reforma necessária para reconstruir os paradigmas dirimidos da CI. 

Biografia do Autor

Jetur Lima de Castro, UFPA

Graduando em Biblioteconomia - UFPA. Pesquisador/colaborador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - IBICT/Brasília. Menbro do Grupo de Filosofia Tématica da UFPA.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, UFPA

Doutorando em Ciência da Informação - UFPB. Professor assistente A do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará - UFPA.

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

Castro, J. L. de, & Silva, L. E. F. da. (2016). Aspectos epistemológicos da Ciência da Informação: a transcendência da Teoria Crítica de Habermas e os paradigmas da Ciência da Informação. Revista Conhecimento Em Ação, 1(1). https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.2736

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa