Biblioteconomia: uma profissão definida pela teoria das profissões

Autores

  • Katiusa Stumpf

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32056

Palavras-chave:

Teoria das Profissões. Funcionalismo. Interacionismo. Profissão Bibliotecária.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta, inicialmente, algumas correntes da teoria das profissões a partir da leitura de Dubar, Rodrigues e Freidson, trazendo a discussão para o profissional bibliotecário. O objetivo é mostrar a profissionalização de acordo com duas correntes teóricas, funcionalismo e interacionismo. Metodologicamente este trabalho envolveu uma abordagem qualitativa, de caráter indutivo, sendo um estudo empírico, humano e social, de natureza exploratória. Tratando-se de um estudo do tipo bibliográfico e exploratório. Em um primeiro momento destacam-se as definições e características das profissões, em seguida são apresentados alguns pontos de vista da sociologia das profissões, mais especificamente sobre profissionalização, poder das profissões, desprofissionalização e proletarização. Por fim, tenta-se mostrar como a pode-se inferir que a Biblioteconomia, embora com suas peculiaridades e características ainda bastante tecnicistas, tem sua identidade como profissão definida pela teoria da Sociologia das Profissões.

 

Biografia do Autor

Katiusa Stumpf

É Mestre em Ciência da Informação, tendo trabalhado na linha de pesquisa Profissionais da Informação, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, contemplada com a prestigiada Bolsa FAPESC; Fez curso de Especialização em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; É Bacharela em Biblioteconomia pela UFSC. Foi orientada em dois Projetos de Pesquisa em Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, tratando sobre ética profissional bibliotecária, enquanto cursava a graduação. Durante o período de graduação e mestrado, (2007-2012), fez parte do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade, na UFSC.

Publicado

24-06-2020

Como Citar

Stumpf, K. (2020). Biblioteconomia: uma profissão definida pela teoria das profissões. Revista Conhecimento Em Ação, 5(1), 143–160. https://doi.org/10.47681/rca.v5i1.32056

Edição

Seção

Artigos de Revisão