A Gestão da Informação na Biblioteca Universitária como ferramenta auxiliar ao planejamento estratégico: um exemplo de análise de impacto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.3372

Palavras-chave:

Gestão da informação, Tecnologia da informação, Economia do conhecimento

Resumo

A proposta desse trabalho é apresentar possibilidades de cooperação entre biblioteca universitária e institutos de pesquisas a partir da análise de impacto das parcerias entre universidade e empresa na produção do conhecimento científico e tecnológico, tendo como ferramenta de pesquisa as bases de dados disponíveis na biblioteca. Considerando o pressuposto que informação científica é um produto econômico este trabalho propõe, a partir de técnicas de gestão da informação, averiguar de forma empírica a produção do conhecimento e as redes de relacionamentos estabelecidas entre a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através de pesquisa nas bases de dados Scopus e INPI, disponibilizadas no Portal Capes de Periódicos, e a Base de Dados Bibliográficos Minerva. A UFRJ desponta como a instituição com maior índice de produção científica em parceria com a Petrobras e foi possível observar que a retomada da política industrial brasileira, e os investimentos do governo nas atividades de Ciência e Tecnologia contribuíram para o fortalecimento de pesquisas em diversas áreas. Procuramos demostrar que os bibliotecários possuem a expertise do acesso às bases de dados, que vão além dos treinamentos às bases de dados, e que dominam as técnicas de uso das ferramentas disponíveis no Portal Capes, desenvolvendo habilidades que lhes respaldam a desenvolver produtos e análises da informação que possam contribuir no processo de tomada de decisão, apoiando a participação da instituição no desenvolvimento do país por meio de análises de impacto de parceiras.

Biografia do Autor

Maurício Marques de Faria, Petrobrás

Doutor em HistoÌria das CieÌ‚ncias e das TeÌcnicas e Epistemologia (UFRJ). Gerente de AnaÌlise de InteligeÌ‚ncia de Segurança Corporativa (Petrobras). Pesquisador Colaborador no LaboratoÌrio de Simulações e CenaÌrios (Escola de Guerra Naval).

Margareth Monteiro Gadelha, Univerisidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária Chefe da Biblioteca Prof. Leopoldo Nachbim do Instituto de Matemática da UFRJ. Doutoranda do Programa de História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

08-08-2016

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa