Trajetórias e contribuições de Harold Borko para a Ciência da Informação no âmbito do artigo “Information Science: What is it?”

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.3393

Palavras-chave:

Harold Borko. Ciência da Informação. Informação.

Resumo

Apresenta um estudo com o objetivo geral de abordar a trajetória pessoal e acadêmico-profissional de Harold Borko e suas contribuições para a Ciência da Informação. Como objetivos específicos apresenta as perspectivas de: identificar e descrever relações entre Borko e alguns marcos históricos da Ciência da Informação; discutir sobre o artigo de Borko intitulado “Information science: what is it?” (Ciência da informação: o que é isto?) considerando múltiplas contribuições para o campo da Ciência da Informação; identificar relações entre os conceitos de Borko e outros estudiosos da Ciência da Informação, como Gernot Wersig e Michael Buckland. A metodologia consta de uma revisão bibliográfica mediante um diálogo histórico acerca da trajetória de Borko e outros autores como Wersig e Buckland. Conclui que o conceito de Borko, embora ainda preliminar na Ciência da Informação, estrutura bases de aplicação para o desenvolvimento do campo do ponto de vista teórico-conceitual, pragmático, humano e científico.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordenador do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA.

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

Silva, J. L. C. (2016). Trajetórias e contribuições de Harold Borko para a Ciência da Informação no âmbito do artigo “Information Science: What is it?”. Revista Conhecimento Em Ação, 1(1). https://doi.org/10.47681/rca.v1i1.3393

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa