Planejamento estratégico e gestão da informação: Estudos das dificuldades a partir da Teoria da Ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.34748

Palavras-chave:

Planejamento estratégico. Informação. Teoria da ação. Gestão da informação

Resumo

O gerenciamento de informações requer uma cultura voltada à informação, através de uma gestão participativa. Todavia, os colaboradores quando necessitam enfrentar questões difíceis fazem uso de mecanismos de defesa em vez de focar em informações válidas. Foi desenvolvido um estudo com os colaboradores de uma instituição pública de ensino em Bezerros-PE, a fim de estudar o impacto do comportamento dos envolvidos na captação e uso da informação no processo de desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. A coleta de informações ocorreu através de entrevista semiestruturada, e sua análise através da pragmática da linguagem. Como resultados, observou-se que não há compartilhamento de informações entre os setores, as informações captadas são limitadas e o desenvolvimento do planejamento estratégico não possui um cronograma de atividades bem definido. O sentimento de não pertencimento ao processo faz com que os colaboradores demonstrem comportamentos defensivos e não se comprometam com a aplicação das ações decididas.

Biografia do Autor

Antonio de Souza Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco Professor Adjunto

Grupo IMAGO

Doutor em Administração

Departamento de Ciência da Informação

 

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco Professor Adjunto

Grupo IMAGO

Doutor em Comunicação

Departamento de Ciência da Informação

 

Maria Claudiane da Silva, Coordenadora de alunos - Rede Cordimariana de Educação / Colégio Nossa Senhora das Dores

Bachararela em Administração

Pós-graduação em Gestão de Pessoas - UniFacol

Graduanda em Pedagogia - Faculdade Estácio

 

Ingrid Naara Carlos Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Bibliotecaria

Mestranda do PPGCI/UFPE

Grupo IMAGO

Publicado

09-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa