O documento telejornalístico universitário: a representação temática da informação aplicada ao contexto audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i1.36665

Palavras-chave:

Representação temática da informação, Documento telejornalístico, Indexação audiovisual.

Resumo

O estudo tem como proposta apresentar um modelo de representação temática da informação aplicado, especificamente, ao documento telejornalístico universitário. A partir das suas características multimidiáticas (textual, iconográfica e sonora) observa-se a necessidade de desenvolver uma aplicação que abarque a dinâmica própria deste modelo documental, ainda pouco pesquisado no âmbito científico. Esta proposta parte da interdisciplinaridade de estudos na área da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Ciência da Comunicação, visualizando a necessidade de alargamento de pesquisas. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa, pesquisa documental e descritiva, apresentando uma proposta de aplicação de representação temática. Dessa forma, é possível fazer alguns apontamento como, por exemplo, a necessidade de uma melhor representação da informação, que identifique as características do documento telejornalístico universitário, propiciando o acesso, uso, recuperação e apropriação da informação em seu caráter audiovisual.

Biografia do Autor

José Jullian Souza, Universidade Federal do Cariri

Jornalista e mestre em Biblioteconomia, pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (PPGB/UFCA). Integrante do grupo de pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo (CEPEJor/UFCA/CNPq).

Paulo Eduardo Cajazeira, Universidade Federal do Cariri

Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Doutorem Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Comunicação e Linguagens, UTP. Bacharelem Jornalismo pela PUC-PR. Professor associado do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-gra-duação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Ceará, brasil. Líder do grupo depesquisa Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo (CEPEJOR/UFCA/CNPq)

Publicado

24-06-2021

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa