Uma análise preliminar dos percursos acadêmicos dos estudantes ingressantes nos cursos da FACC/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v5i2.38796Palavras-chave:
Percurso Acadêmico, Ações Afirmativas, UniversidadeResumo
Este relato de pesquisa descreve os resultados parciais de uma investigação quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, quanto aos fins; e, quanto aos meios, bibliográfico, documental e um estudo de caso dos cursos da cursos da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - FACC/UFRJ. Este estudo consiste na análise de dados quantitativos para discutir as condições de permanência, desempenho e a trajetória acadêmica dos alunos ingressantes pela ação afirmativa (AA) na FACC/UFRJ, em comparação com os alunos da Ampla Concorrência (AC). As AA se distinguem, sobretudo pelo seu caráter específico, reservando vagas para alunos de escolas públicas, negros, dentre outros grupos, ou seja, buscando a democratização do acesso ao ensino superior, considerando nossas desigualdades sociais (HERINGER e HONORATO (2014); OLIVEIRA e MAGALHÃES (2014)). O estudo visa efetuar, num primeiro momento, uma análise comparativa entre os alunos ingressantes no ano de 2014, pela AA e aqueles que ingressaram pela Ampla Concorrência (AC) nos referidos cursos. Pretende-se estabelecer dados comparativos entre taxas de permanência e os coeficientes de rendimento acadêmico dos alunos das duas modalidades de acesso. Os dados oferecem parâmetros para a aferição de alguns impactos decorrentes da Lei de Cotas e o referencial teórico em que o estudo está ancorado (BOURDIEU e PASSERON (1975); COULON (2008), COSTA, LOPES e CAETANO (2014) e MENDES, CAETANO e FERREIRA (2016)). Os resultados preliminares apontam que não há discrepância entre os índices de permanência e evasão, bem como entre os índices de coeficiente de rendimento acadêmico de cotistas e não cotistas.