Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.44040

Palavras-chave:

Library Advocacy, Construcionismo em Bibliotecas, Reciclagem em Bibliotecas, Competência InfoComunicacional, Tecnologias na Aprendizagem

Resumo

Aborda o atual contexto infoeducacional do início da segunda década do Século XXI e as possibilidades de uso da abordagem tinkering em bibliotecas multiníveis. Traz em seu arcabouço, teóricos das áreas de Educação e Informação, com especial atenção ao movimento maker, utilizando-se de recursos sustentáveis para o advento de ações de ciência cidadã e a promoção de competências infocomunicacionais, por meio de tecnologias na aprendizagem. Tem como objetivo a apresentação das potencialidades e desafios, enfrentados pela inserção da experimentação tecnológicas nas bibliotecas multinível. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica e descritiva, onde as formas de coleta de dados adotadas foram: a bibliográfica e a documental. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se como as bibliotecas multiníveis podem contribuir com uma educação com princípios emancipatórios e voltada para o que preconizam alguns dos ODS, constantes na Agenda 2030. Conclui-se ainda que embora haja desafios, os resultados perseguidos mostram-se de grande valia para a formação de cidadãos críticos, conscientes e protagonistas em seu próprio processo de aprendizado ao longo da vida.

Biografia do Autor

Elisio Custodio Brentan Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Tecnologias na Aprendizagem pelo Centro Universitário Senac (Senac São Paulo) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UEL (PPGCI-UEL). Bibliotecário na Faculdade Senac Maringá (Senac Paraná).

Publicado

19-12-2021

Como Citar

Brentan Junior, E. C. (2021). Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica. Revista Conhecimento Em Ação, 6(2), 159–179. https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.44040

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa