Educação em informação em bibliotecas multiníveis: oportunidades e desafios a partir da ótica da experimentação tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v6i2.44040Palavras-chave:
Library Advocacy, Construcionismo em Bibliotecas, Reciclagem em Bibliotecas, Competência InfoComunicacional, Tecnologias na AprendizagemResumo
Aborda o atual contexto infoeducacional do início da segunda década do Século XXI e as possibilidades de uso da abordagem tinkering em bibliotecas multiníveis. Traz em seu arcabouço, teóricos das áreas de Educação e Informação, com especial atenção ao movimento maker, utilizando-se de recursos sustentáveis para o advento de ações de ciência cidadã e a promoção de competências infocomunicacionais, por meio de tecnologias na aprendizagem. Tem como objetivo a apresentação das potencialidades e desafios, enfrentados pela inserção da experimentação tecnológicas nas bibliotecas multinível. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica e descritiva, onde as formas de coleta de dados adotadas foram: a bibliográfica e a documental. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se como as bibliotecas multiníveis podem contribuir com uma educação com princípios emancipatórios e voltada para o que preconizam alguns dos ODS, constantes na Agenda 2030. Conclui-se ainda que embora haja desafios, os resultados perseguidos mostram-se de grande valia para a formação de cidadãos críticos, conscientes e protagonistas em seu próprio processo de aprendizado ao longo da vida.