Gestão da Informação e o Comportamento Informacional: aproximações entre as áreas na produção científica em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.54949

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Comportamento Informacional, Ambiente informacional, Usuário de Informação

Resumo

Os recursos informacionais estão presentes em todos os contextos sociais e organizacionais. O valor da informação, seu tratamento e uso se configuram como objetos de estudo no campo da Ciência da Informação. A Gestão da Informação e o Comportamento Informacional são temas amplamente discutidos, sendo o primeiro direcionado ao estudo dos fluxos formais de informação e o segundo direcionado ao estudo do usuário e suas necessidades de informação. Na perspectiva de entender as aproximações e estudos correlatos dessas duas áreas, o presente artigo tem como objetivo verificar, na literatura científica da área, a relação existente entre a área da Gestão da Informação e a do Comportamento Informacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), utilizado os termos de busca referentes às áreas específicas da pesquisa. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir da pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, resultante do mapeamento dos dados coletados. Os resultados direcionam para escassez em publicações que tratem da Gestão da Informação e do Comportamento Informacional como um lócus conjunto. Conclui-se que existe, dentro do escopo estudado, pouca literatura que abranja as duas áreas de maneira concomitante. As publicações existentes apresentam potencial para aprofundamento das relações entre a Gestão da Informação e o Comportamento Informacional nos ambientes organizacionais. Logo, os aspectos de usuário em termos de necessidade, uso e consumo de informação, associados a Gestão da Informação, que se configuram como campos que necessitam ser melhor compreendidos e investigados.

Biografia do Autor

Dalvanira Brito Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduada em Biblioteconomia (2008), especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação (2010).

Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca e Vice-Diretora (2020-2024) do Campus Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

 

Monica Marques Carvalho Gallotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto. Mestre em Ciência da Informação/Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de Ciência da Informação com ênfase em: Comunicação Científica, Tecnologia da Informação e Comunicação, Organização e Representação da Informação, Information Literacy.

Luciana de Albuquerque Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, bibliotecário - mercado de trabalho, egressos, mediação da informação, competência em informação e comportamento e práticas informacionais. Atualmente ocupa novamente o cargo de Diretora do Núcleo Temático da Seca (NutSeca), e desde 2018 é líder do Grupo de Pesquisa "Informação na Sociedade Contemporânea" da UFRN.

Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), Especialista em Gestão de Sistemas de Informação (UFRN) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Referências

ALBUQUERQUE, Antônio Ricardo Rocha de. O comportamento informacional dos docentes dos cursos de graduação em direito do UNIPÊ e do CCJ – UFPB – Campus I. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3N8VV8I. Acesso em: 13 maio de 2022.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. 1, jan./ jun. 2014. Disponível em: http://bit.ly/3EXjls7 Acesso em: 04 de jan. 2022.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3N7jSNA. Acesso em: 6 abr. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CARVALHO, Lívia Ferreira de. Gestão da Informação em Micro e Pequenas Empresas: um estudo do arranjo produtivo local de confecção do vestuário de Jaraguá-GO. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.2, n. esp, p. 57-72, out. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3FI1sk0. Acesso em: 03 mar. 2022.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado. 2. ed. São Paulo: Senac, 2006.

CUNHA, Murilo B.; AMARAL, Sueli A. do; DANTAS, Edmundo B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

DUARTE, E. N. Conexões temáticas em gestão da informação e do conhecimento no campo da Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos., João Pessoa, v.21, n. 1, p. 159-173, jan./abr. 2011. Disponível em https://bit.ly/3PgekSS. Acesso em: Acesso em: 13 maio 2022.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

PONJUÁN DANTE, Gloria. Gestión de información: dimensiones e implementación para el éxito organizacional. S.L. Trea, 2007.

VALE, M. A.; PINTO, M. D. S.; CÂNDIDO, A. C. Gestão da informação e comportamento informacional nas organizações. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XX ENANCIB, 2019. Disponível em: https://bit.ly/38jSo8Z. Acesso em: 20 jan. 2022.

VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, v. 3, n. 4, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3szRQ5s. Acesso em: 06 abr. 2022.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento em ambientes organizacionais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3PmmXLO. Acesso em: 11 jan. 2022.

WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science, v. 3, n. 2, p. 49-53, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3lauiQy. Acesso em: 11 jan. 2022.

Publicado

08-08-2023

Como Citar

Rodrigues, D. B., Carvalho Gallotti, M. M., Moreira, L. de A., & de Pontes Targino Muniz, E. M. (2023). Gestão da Informação e o Comportamento Informacional: aproximações entre as áreas na produção científica em Ciência da Informação. Revista Conhecimento Em Ação, 8(1), 133–152. https://doi.org/10.47681/rca.v8i1.54949

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa