Contribuições das práticas de Compartilhamento de Conhecimento para o desenvolvimento de competências e aumento da competitividade

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.59500

Palavras-chave:

Capacidade competitiva, Desenvolvimento de Competências, Estudo de Caso, Práticas de Compartilhamento de Conhecimento

Resumo

As organizações necessitam reconstruir constantemente sua capacidade competitiva, para enfrentar as alterações nos padrões de consumo, os riscos de entrada de novos concorrentes, o surgimento de novas tecnologias de produto e processo, etc. Nesse contexto de competição acirrada o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de competências surgem como uma das possíveis maneiras de conduzir e planejar movimentos para traçar cenários no ambiente organizacional. Deste modo, buscando refletir em como superar os múltiplos desafios organizacionais, voltado para a informação e o conhecimento, este estudo consiste em explorar as contribuições das práticas de compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento de competências. A pesquisa é qualitativa e exploratória, realizada por meio de estudo de caso único. Quanto ao levantamento de dados, analisaram-se relatórios, sistemas e ferramentas da multinacional e realizaram-se entrevistas focalizadas com colaboradores. Diante das informações obtidas, pode-se notar que as práticas de compartilhamento de conhecimento na multinacional ocorriam de maneira informal (troca de experiências interpessoais) e de maneira formal (reuniões semanais, relatórios e sistemas integrados de gestão). Ademais, a multinacional mostrou-se comprometida em aprimorar continuamente as competências estratégicas de seus empregados, por meio de treinamentos virtuais, transferências de pessoal entre plantas e programas de boas práticas compartilhadas globalmente.

Biografia do Autor

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais. 

Luriani Vaz Ferreira, Universidade FUMEC

I am graduated in Trilingual Secretarial Science and I have completed an MBA in Foreign Trade and International Business of Catholic Pontifical University of Minas Gerais (PUC-Minas, Brazil). Furthermore, I had a relevant experience working more than four years with foreign trade in the Brazilian market leader company of frozen French fries. In addition, text revision, events and archival are part of my knowledge and practice.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento. Autor do livro: "Gestão do Conhecimento: uma abordagem para a ação" (disponível em www.gcholistica.com.br).

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Professor, pesquisador, Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (2007) e Graduado em Administração (2005). Atua na área de Comunicação, Marketing e Inteligência da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, com foco em inteligência e monitoramento de clientes e marcas nas redes sociais e leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, marketing e inovação. Livro: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35017-inteligencia-artificial-para-inteligencia-competitiva

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é Professor Adjunto VI - C da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios, Professor Substituto da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação e Professor Associado da Fundação Dom Cabral (FDC). Foi Professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC (2013-2020). Possui 22 anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios (saúde, transportes, agronegócios, sistema financeiro e grupos educacionais). Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Destaca-se sua atuação como pesquisador (Prêmio de Teses UFMG 2013). Recebeu prêmio de melhor artigo em diferentes congressos. Mais de 100 artigos publicados periódicos de alto impacto nacionais e internacionais. Três teses de doutorado e 47 dissertações orientadas. Coordenou mais de 10 projetos de pesquisa com financiamento de empresas, agências de fomento e universidades. Participação em diversas bancas de mestrado e doutorado. Palestrante de grandes eventos nacionais e internacionais. Fundador de vários comitês de inovação em diferentes organizações. Mentor de Startups. Atua principalmente nas áreas de Inovação; Transformação digital; Startups; Mindset Digital; Gestão do conhecimento e da Informação; Ciência da Informação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Liderança e Gestão de Pessoas e Transferência de Tecnologia e Conhecimento. 

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Publicado

18-01-2024

Como Citar

Ribeiro, J. S. de A. N., Ferreira, L. V., Corrêa, F., Dutra, F. G. de C., & Ziviani, F. (2024). Contribuições das práticas de Compartilhamento de Conhecimento para o desenvolvimento de competências e aumento da competitividade: um estudo de caso. Revista Conhecimento Em Ação, 8(2), 24–46. https://doi.org/10.47681/rca.v8i2.59500

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa