Snapshot da produção acadêmica sobre dados governamentais abertos no Brasil

mapeamento de dissertações e teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.61424

Palavras-chave:

dados governamentais abertos, dados abertos, produção acadêmica, BDTD.

Resumo

O movimento de acesso aberto Open Access Movement (OAM) e a iniciativa dos arquivos abertos Open Archives Initiative (OAI) surgiram na década de 1990 e ambos projetavam estimular o livre acesso às informações, de múltiplos setores, por meio de disseminação, visibilidade, acesso e armazenamento dos dados em meios eletrônicos. No contexto dos dados abertos produzidos pelo governo, open government data, este estudo objetivou identificar a produção acadêmica sobre dados governamentais abertos (DGA) no contexto brasileiro, abordando as respectivas áreas relacionadas e contribuições. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) em maio de 2023. Os resultados foram distribuídos em 10 categorias: Dados abertos (conceituação e panorama); Dados governamentais abertos (conceitos, revisões e aplicações); Legislações, boas práticas e recomendações; Proposição de Modelos ou frameworks; Arquitetura da informação; Web semântica; Ontologias; Visualização de dados; Publicação de dados e Tecnologias e ferramentas. Destaca-se que a categorização proposta permitiu a inclusão dos documentos em diferentes facetas e revelaram uma expansão notável da pesquisa na temática nos últimos anos, destacando o interesse crescente por diferentes instituições e a importância atribuída aos DGA para a transparência, a inovação e o desenvolvimento econômico. Observou-se também a relação direta dos DGA com a Ciência da Computação (CC), por envolver sistemas e tecnologias e com a Ciência da Informação (CI) envolvendo sua representação, organização e recuperação, o que pode fomentar novas pesquisas com interseções da CI e da CC.

Biografia do Autor

Leonora de Oliveira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Quality Assurance - QA no Bernoulli e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2020). Tem experiência na área de Quality Assurance e Gerencia de Projetos.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG.

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Publicado

06-05-2024

Como Citar

Rocha, L. de O., & Nascimento Silva, P. (2024). Snapshot da produção acadêmica sobre dados governamentais abertos no Brasil: mapeamento de dissertações e teses. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e61424. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.61424

Edição

Seção

Artigos de Revisão