O ensino de disciplinas sobre Sistemas de Informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63071

Resumo

O objetivo geral é evidenciar a importância do ensino de aspectos concernentes aos sistemas de informação na formação do Bibliotecário no atual contexto informacional, tecnológico e de mercado. Especificamente, objetiva analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais das Regiões Sul e Sudeste do Brasil; verificar se as questões concernentes à temática supracitada estão contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares; apresentar sugestões de abordagens relacionadas ao tema citado anteriormente para a formação de futuros profissionais da informação. A metodologia utilizada inclui pesquisa documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram analisadas as estruturas curriculares e as propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais das regiões em questão. Constata 13 (treze) disciplinas cujos títulos e ementas estão articuladas com os Sistemas de Informação. Entre as características desses componentes curriculares, observou-se que 10 (dez) são de caráter obrigatório e 3 (três) são disciplinas eletivas. O estudo apresenta o conteúdo programático e as características dessas disciplinas, bem como elenca sugestões de abordagens a serem contempladas na formação de futuros profissionais da informação.

Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, UFRN

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN). Docente permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina  (PPGCI/UEL). 

Referências

ALMEIDA, N. B. F; BAPTISTA, S. G. Breve histórico da Biblioteconomia brasileira:

formação do profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., Florianópolis, SC. Anais [...], Florianópolis, SC., 2013. Disponível em:

https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1508. Acesso em: 28 maio 2024.

BAEZA-YATES, R.; RIBERIO-NETO, B. Recuperação da informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. Porto Alegre: Bookman, 2013.

BASE DE DADOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRAPCI). Página inicial. c2024. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/. Acesso em: 28 maio 2024.

BRASIL. Lei n. 4.084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L4084.htm. Acesso em: 28 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/ Câmara Superior de Educação. Diretrizes Curriculares para os cursos de Biblioteconomia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jan. 2002.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Cursos de Biblioteconomia. Brasília, DF, c2021. Disponível em: https://cfb.org.br/curso-de-biblioteconomia/. Acesso em: 28 maio 2024.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cursos de Graduação. [2022]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br. Acesso em: 28 maio 2024.

ORERA, O. L. Evolución histórica del concepto de Biblioteconomía. Revista General de Informacion y Documentación, Madrid, v. 5, n. 2, p. 73-90, 1995.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. Página inicial. c2020. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?. Acesso em: 28 maio 2024.

SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). Página inicial. [2022]. Disponível: https://www.scielo.br/. Acesso em: 28 maio 2024.

TURBAN, E. Tecnologia da informação para a gestão. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Reformulação curricular e Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia- habilitação gestão da informação. Florianópolis, SC: UDESC, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Projeto Pedagógico do curso de Biblioteconomia. Vitória, ES: UFES, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Projeto Político Pedagógico de Licenciatura em Biblioteconomia. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Projeto Pedagógico do curso de Biblioteconomia da FURG. Rio Grande: FURG, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2015.

Publicado

18-06-2024

Como Citar

dos Santos, R. F. (2024). O ensino de disciplinas sobre Sistemas de Informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e63071. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.63071

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa