Ações formativas para o enfrentamento da desinformação

reflexões a partir de uma experiência com estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.63764

Palavras-chave:

educação midiática, educação em informação, desinformação, estudantes, escola pública

Resumo

Este trabalho relata e reflete sobre uma ação de extensão formativa desenvolvida na Escola Estadual Presciliano Silva, em Salvador (Bahia). A atividade teve como objetivo promover uma roda de debate, bem como uma oficina com adolescentes e jovens do ensino público. Os temas contemplados incluíram a desinformação, a educação em informação, a educação midiática e o papel dos estudantes no processo de fortalecimento de uma cultura da paz e garantia do uso saudável e democrático das informações nos ambientes digitais e presenciais. Foi construída uma proposta pedagógica para realizar atividades formativas em uma unidade escolar que contemplou o levantamento de materiais didáticos para subsidiar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; a realização de oficina e roda de conversa; a criação de estratégias de comunicação; e a produção colaborativa dos jovens participantes durante a oficina, que foi objeto da análise neste relato a partir da abordagem qualitativa. Entre os resultados alcançados, destaca-se a participação de 49 estudantes na roda de conversa e de seis alunos na oficina, que produziram seis peças de comunicação que evidenciam o processo reflexivo dos jovens perante a informação no contexto de desinformação. A experiência reforça a importância do fortalecimento da atividade de extensão universitária em ações de parceria com escolas públicas, gerando aprendizados mútuos para os mediadores e estudantes.

Biografia do Autor

Daniela de Assis Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), Brasil. Pesquisadora de pós-doutorado pelo PPGCIN/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Bolsista CAPES Brasil.

Gleise Brandão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais (DFPI/UFBA).

Allana Beatriz Mouta, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista e integrante do grupo de pesquisa GEPPIC (UFBA).

Laura Pita, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e integrante do grupo de pesquisa GEPPIC (UFBA).

Letícia Neiva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia e integrante do grupo de pesquisa GEPPIC (UFBA).

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

Silva, D. de A., Brandão, G., Mouta, A. B., Pita, L., & Neiva, L. (2025). Ações formativas para o enfrentamento da desinformação: reflexões a partir de uma experiência com estudantes. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e63764. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.63764

Edição

Seção

Relatos de Experiência