Ações formativas para o enfrentamento da desinformação
reflexões a partir de uma experiência com estudantes
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.63764Palavras-chave:
educação midiática, educação em informação, desinformação, estudantes, escola públicaResumo
Este trabalho relata e reflete sobre uma ação de extensão formativa desenvolvida na Escola Estadual Presciliano Silva, em Salvador (Bahia). A atividade teve como objetivo promover uma roda de debate, bem como uma oficina com adolescentes e jovens do ensino público. Os temas contemplados incluíram a desinformação, a educação em informação, a educação midiática e o papel dos estudantes no processo de fortalecimento de uma cultura da paz e garantia do uso saudável e democrático das informações nos ambientes digitais e presenciais. Foi construída uma proposta pedagógica para realizar atividades formativas em uma unidade escolar que contemplou o levantamento de materiais didáticos para subsidiar o planejamento e a elaboração das atividades formativas; a realização de oficina e roda de conversa; a criação de estratégias de comunicação; e a produção colaborativa dos jovens participantes durante a oficina, que foi objeto da análise neste relato a partir da abordagem qualitativa. Entre os resultados alcançados, destaca-se a participação de 49 estudantes na roda de conversa e de seis alunos na oficina, que produziram seis peças de comunicação que evidenciam o processo reflexivo dos jovens perante a informação no contexto de desinformação. A experiência reforça a importância do fortalecimento da atividade de extensão universitária em ações de parceria com escolas públicas, gerando aprendizados mútuos para os mediadores e estudantes.
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