Recursos educacionais abertos em bibliotecas no ensino superior público
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.64894Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias públicas, Recursos Educacionais Abertos, Políticas de REAResumo
Este artigo trata dos Recursos Educacionais Abertos (REA), que tiveram seu surgimento em 2002 no âmbito da Unesco, com o intuito de trazer à educação instrumentos inovadores e de fácil compartilhamento pela internet. Estabeleceu-se como objetivo geral: analisar a existência de iniciativas de REA nas instituições de educação superior brasileiras (universidades e institutos federais) e suas bibliotecas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo qualiquantitativa e, quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratório-descritiva, tendo como população, mediante estudo de caso, bibliotecários de universidades públicas e de institutos federais registrados no e-MEC. A literatura especializada em Educação e em Ciência da Informação apoiou o que se encontrou nos resultados, os quais revelaram que, dos 162 bibliotecários que participaram da pesquisa, 71 (43,83%) conheciam a definição do termo REA, enquanto 91 (56,17%) ainda não tinham conhecimento; 50% das instituições participantes contam com alguma iniciativa de REA e, quanto à existência de políticas específicas para a produção de REA, 67,3% dos respondentes desconhecem; 17,3% afirmam que têm conhecimento, enquanto 15,4% informam não existir. As conclusões evidenciaram que as universidades pesquisadas estão produzindo e/ou coletando diferentes tipos de REA, porém estão armazenando esses recursos de forma dispersa. O conhecimento sobre o termo REA ainda é incipiente nas bibliotecas dessas instituições. O engajamento da comunidade universitária é fundamental para mobilizar conhecimentos e consolidar ações concretas para o desenvolvimento de REA.
Referências
AMIEL, T.; GONSALES, P.; SEBRIAM, D. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: 10 anos de ativismo. Em Rede, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/346. Acesso em: 17 dez. 2024.
BELL, S. J.; SALEM JR, J. A. It’s Up to the Librarians: establishing a statewide OER initiative. Pennsylvania Libraries, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 77-82, oct. 2017. Disponível em: http://palrap.pitt.edu/ojs/index.php/palrap/article/view/166. Acesso em: 17 dez. 2024.
BUTCHER, Neil. Guía básica de recursos educativos abiertos (REA). Paris: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232986. Acesso em: 27 dez. 2024.
COLSON, R..; SCOTT, E..; DONALDSON, R. Supporting librarians in making the business case for OER. The Reference Librarian, [S. l.], v. 58, n. 4, p. 278–287, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320261641_Supporting_Librarians_in_Making_the_Business_Case_for_OER. Acesso em: 17 dez. 2024.
COSTA, M. T. F. O uso de recursos educativos abertos (REA) como recursos didáticos: benefícios para alunos e professores: o caso do repositório científico de acesso aberto de Portugal. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 402-412, set. 2012. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3331/2940. Acesso em: 17 dez. 2024.
CROZIER, H. Promoting open access and open educational resources to faculty. Serials Librarian. The Serials Librarian, [S. l.], v. 74, n. 1-4, p. 145–150, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326385758_Promoting_Open_Access_and_Open_Educational_Resources_to_Faculty. Acesso em: 17 dez. 2024.
DECLARAÇÃO REA de Paris 2012. In: CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA). 2012, Paris. Anais […]. Paris: UNESCO, 2012. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por. Acesso em: 17 dez. 2024.
ENOEL. Librarians in action for open education: strategy just out, [S. l.], [2021]. Disponível em: https://sparceurope.org /librarians-inaction-foropeneducation/. Acesso em: 17 dez. 2024.
FRANCIS, M. Open Educational Resources. Chicago: ACRL, 2021.
FURNIEL, A. C. M.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, R. M. Recursos Educacionais Abertos: conceitos e princípios. [S. l.: s. n.], [201-]. Disponível em: https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/guiarea/assets/files/Guia1.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.
HANNON, J.; HUGGARD, S.; ORCHARD, A.; STONE, N. OER in practice: organisational change by bootstrapping. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 134-151, 2014.
MCGILL, L. Quality considerations. Open Educational Resources, [s. l.], 2013. Disponível em: https://openeducationalresources.pbworks.com/w/page/24838164/ quality%20considerations. Acesso em: 17 dez. 2024.
NESBIT, J.; BELFER, K.; LEACOCK, T. Learning Object Review Instrument (LORI): user manual. [S. l.: s. n.], 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/7927907/Learning_Object_Review_Instrument_LORI_. Acesso em 17 dez. 2024.
PISTE-BELTRAN, S.; GARCIA-QUISMONDO, M. Á. M. Bibliotecas universitarias y educación digital abierta: un espacio para el desarrollo de instrumentos de implementación en web, de competencias en información e indicadores para su evaluación. Revista Interamericana de Bibliotecologia, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 277-288, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v41n3/0120-0976-rib-41-03-00277.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022.
ROSA, C. R. O. Inovações dos recursos educacionais abertos: o caso da universidade de São Paulo, Brasil. In: CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL, 5., 2021, Lisboa. Atas [...]. Lisboa, 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003061798. Acesso em: 17 dez. 2024.
SALVO, I. D. et al. Open access, open education resources and open data in Uganda. Pan African Medical Journal, [S. l.], v. 21, n. 129, 2015. Disponível em: https://www.panafrican-med-journal.com/content/article/21/129/full/. Acesso em: 17 dez. 2024.
SEBRIAM, D.; MARKUN, P.; GONSALES, P. Como implementar uma política de educação aberta e de Recursos Educacionais Abertos. São Paulo: Cereja Editora, 2017.
UNESCO. Diretrizes para recursos educacionais abertos (REA) no ensino superior. Paris: UNESCO, 2015. Disponível em: https://museologia-portugal.net/files/diretrizes_para_recursos_educacionais_abertos_rea-unesco.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.
WOODWARD, K. M. Building a path to college success: advocacy, discovery and oer adoption in emerging educational models. Journal of Library & Information Services in Distance Learning, [S. l.] v. 11, n. 1–2, p. 206–212, 2017.
ZANIN, A. A. Recursos Educacionais Abertos e direitos autorais: análise de sítios educacionais brasileiros. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 22, n. 71, p. 2017. Disponível em: hhttps://www.scielo.br/j/rbedu/a/ChndNkV8WYV4VSmxyXxmKJJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.