Recursos educacionais abertos em bibliotecas no ensino superior público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.64894

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias públicas, Recursos Educacionais Abertos, Políticas de REA

Resumo

Este artigo trata dos Recursos Educacionais Abertos (REA), que tiveram seu surgimento em 2002 no âmbito da Unesco, com o intuito de trazer à educação instrumentos inovadores e de fácil compartilhamento pela internet. Estabeleceu-se como objetivo geral: analisar a existência de iniciativas de REA nas instituições de educação superior brasileiras (universidades e institutos federais) e suas bibliotecas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo qualiquantitativa e, quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratório-descritiva, tendo como população, mediante estudo de caso, bibliotecários de universidades públicas e de institutos federais registrados no e-MEC. A literatura especializada em Educação e em Ciência da Informação apoiou o que se encontrou nos resultados, os quais revelaram que, dos 162 bibliotecários que participaram da pesquisa, 71 (43,83%) conheciam a definição do termo REA, enquanto 91 (56,17%) ainda não tinham conhecimento; 50% das instituições participantes contam com alguma iniciativa de REA e, quanto à existência de políticas específicas para a produção de REA, 67,3% dos respondentes desconhecem; 17,3% afirmam que têm conhecimento, enquanto 15,4% informam não existir. As conclusões evidenciaram que as universidades pesquisadas estão produzindo e/ou coletando diferentes tipos de REA, porém estão armazenando esses recursos de forma dispersa. O conhecimento sobre o termo REA ainda é incipiente nas bibliotecas dessas instituições. O engajamento da comunidade universitária é fundamental para mobilizar conhecimentos e consolidar ações concretas para o desenvolvimento de REA.

Biografia do Autor

Nidia Maria Lienert Lubisco , Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Tem doutorado em Documentação, pela Universidad Carlos III de Madrid, e mestrado em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia. Fez estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca, é professora vinculada ao PPGCI/UFBA e colaboradora do Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho, da Faculdade de Medicina/UFBA. É líder do grupo de pesquisa GEINFO Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento. É membro da Academia de Ciências da Bahia.

Flávia Catarino Conceição Ferreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora e Mestre em Ciência da Informação (UFBA). Especialista em Engenharia/Gestão do conhecimento e Gestão por competências no Setor Público.(ADM/UFBA). É Bibliotecária e Documentalista da BUS/SiBi/UFBA e Licenciada em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira-Inglês (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa GEINFO. Ministra aulas e oficinas, realiza revisões editoriais e orientações acadêmicas para trabalhos de conclusão de cursos e revisões sistemáticas entre outras.

Marcos Antônio Nascimento Ferreira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFBA), graduado em Arquivologia (UFBA), especialista em Gestão de Pessoas (Faculdade da Cidade / FTC), mestrando em Ciência da Informação (UFBA). Bibliotecário da Universidade Federal da Bahia.

 

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

Gomes Almeida, M. da G., Lienert Lubisco , N. M., Conceição Ferreira, F. C., & Nascimento Ferreira, M. A. (2025). Recursos educacionais abertos em bibliotecas no ensino superior público. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e64894. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.64894

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa