Leitura provocada

o ato de ler aplicado a estratégia empírica de uma pesquisa com camponeses e suas representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65852

Resumo

Origina-se de uma pesquisa de tese que estudou a interação, por via da leitura, de um grupo de pessoas camponesas com as representações sociais sobre o Semiárido cearense e seus sujeitos produzidas por um jornal regional. Objetiva refletir como a leitura serviu de estratégia para a experiência empírica da pesquisa, justificando a sua relevância no estudo. Localiza a leitura nas práticas e técnicas mobilizadas para a coleta de dados da pesquisa, cuja natureza é qualitativa e exploratória, nominando-a como leitura metodologicamente provocada ou, em síntese, leitura provocada. Apresenta subsídios que embasam a leitura como estratégia da pesquisa centrada em práticas contextualmente ancoradas, descrevendo e analisando como essa foi operacionalizada e o que demandou em termos de recortes. Considera finalmente os aprendizados da pesquisa, seus resultados preliminares e o modo como a estratégia da leitura provocada possibilitou apreendê-los, bem como a sua inserção na área da Ciência da Informação, junto à condução de estudos focados em sujeitos. 

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

Mendonça, I. L., & Moreira Dumont, L. M. (2024). Leitura provocada: o ato de ler aplicado a estratégia empírica de uma pesquisa com camponeses e suas representações sociais. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e65852. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65852

Edição

Seção

Mediação da Informação para Emancipação Social