Estratégias de combate à desinformação

relatos de experiências de ações na perspectiva da pedagogia crítica da informação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65865

Resumo

Apresenta e discute as estratégias e ações infoeducacionais de combate à desinformação desenvolvidas a partir da união de dois projetos desenvolvidos no âmbito de uma instituição federal de ensino superior do país. De abordagem qualitativa, utilizou-se das técnicas e estratégias metodológicas da pesquisa-ação, tendo como bases epistemológicas e conceituais a pedagogia crítica freiriana, a competência crítica em informação e a resiliência informacional. A partir do combinado de ações propostas, esta pesquisa objetiva contribuir para a construção de uma percepção no público-alvo de que as informações que chegam a ele são, fundamentalmente, desinformativas, antes que estas possam se cristalizar como representativas do real, servindo, assim, de base para fomentar práticas de resistência ao contexto desinformativo contemporâneo.

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Publicado

21-11-2024

Como Citar

Felipe do Nascimento, G., Sá Brasileiro, F., Carvalho Alves, E., & Caldeira de Andrada Brisola, A. C. (2024). Estratégias de combate à desinformação: relatos de experiências de ações na perspectiva da pedagogia crítica da informação. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e65865. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65865

Edição

Seção

Dispositivos de Mediação da Informação