A Mediação da Informação
uma abordagem em duas bibliotecas universitárias Lusófonas
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65870Resumo
Essa pesquisa apresentada no 23º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação discute a mediação da informação proposta por Almeida Júnior (2015) que envolve práticas de profissionais na relação com o usuário em contextos sociais, culturais, institucionais, ou de interesse particular que perpassa por necessidades informacionais em um determinado tempo e espaço. Apresenta como objetivo analisar a percepção dos profissionais sobre a mediação da informação em bibliotecas universitárias a partir de uma análise comparativa internacional entre duas bibliotecas lusófonas, uma no Brasil, especificamente a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília, e a outra em Moçambique, a Biblioteca da Escola Superior de Jornalismo (ESJ) em Maputo. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com uso de entrevista semiestruturada dirigida aos profissionais de referência e aplicação do método análise temática para análise e discussão dos dados. Os resultados indicam que a mediação da informação visa além de estabelecer e estimular a interação entre a biblioteca e o usuário desenvolvendo uma relação de confiança, também permite o acesso à informação física/virtual, com diversidade de fontes, destacando os serviços de referência como ambientes colaborativos e inclusivos, de aprendizagem contínua, com papel indispensável ao desenvolvimento do pensamento e senso crítico dos cidadãos. Ademais, evidencia-se o papel dos profissionais da informação como mediadores que enfrentam distintos desafios: em Moçambique o da falta de recursos, e no Brasil o de atender a nova geração diante do uso efetivo e crítico de recursos tecnológicos.
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