Comunicação mediada por mídias digitais durante a pandemia da Convid-19
uma análise no sistema universitário de bibliotecas da Universidade Federal da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65922Resumo
A pesquisa analisou o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia durante a pandemia da COVID-19, com um foco particular no aumento do uso dessas tecnologias devido à necessidade de adaptação ao contexto pandêmico. Foi conduzido um estudo descritivo, utilizando levantamento bibliográfico e análise documental nas mídias digitais do sistema de bibliotecas, abrangendo o período de março de 2020 a junho de 2023. Os resultados indicaram que as mídias sociais foram empregadas de maneira eficaz para o compartilhamento e mediação de informações, bem como para a interação social durante a pandemia. Essa utilização positiva das mídias sociais contribuiu significativamente para o desenvolvimento social, educacional e cultural dos usuários.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7 ed. Barueri: Atlas, 2022.
KANNAN, Pallassana (P. K.); LI, Hongshuang. Digital marketing: A framework, review and research agenda. International journal of research in marketing, v. 34, n. 1, p. 22–45, mar. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijresmar.2016.11.006. Acesso em: 19 maio 2022.
MANSOUR, Dina; BARANDAS, Hortensia. High-tech entrepreneurial content marketing for business model innovation: A conceptual framework. Journal of research in interactive marketing, v. 11, n. 3, p. 296–311, 14 ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JRIM-03-2016-0022. Acesso em: 19 maio 2022.
PAULA, Rejane Sales de Lima; SILVA, Elaine da; WOIDA, Luana Maia. A inovação nas bibliotecas universitárias em tempo de pandemia da região norte do Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, n. 00, 2020. DOI: 10.20396/rdbci.v18i00.8661184. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8661184. Acesso em: 7 abr. 2023.
RAHIMNIA, Fariborz; HASSANZADEH, Jaleh Farzaneh. The impact of website content dimension and e-trust on e-marketing effectiveness: The case of Iranian commercial saffron corporations. Information & management, v. 50, n. 5, p. 240–247, jul. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.im.2013.04.003. Acesso em: 19 maio 2022.
RYAN, Damian. Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. 4 ed. Nova York: Kogan Page, 2017.
SOUSA, Rafael Gomes de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e da comunicação em bibliotecas universitárias. Inf. Prof., Londrina, v. 8, n. 2, p. 104–123, jul./dez. 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/125616. Acesso em: 21 abr. 2022.
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 30, p. p. 110-118, 2020. DOI: 10.22481/ccsa.v17i30.7127. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 7 abr. 2023.
STRAUSS, Judy; FROST, Raymond. E-marketing. 7 ed. Boston: Pearson, 2014.
TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho.; REIS, Débora Crystina; FERREIRA, Emanuelle Georgia Amaral; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliviera da. A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). REBECIN, São Paulo, v. 9, p. 01-32, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/212187. Acesso em 02 jun. 2023.
TOMAÉL, Maria Inês. Categorias e dimensões do compartilhamento da informação. In: TOMAÉL, Maria Inês. (org.). Compartilhamento da informação. Londrina: Eduel, 2012.
VINEREAN, Simona. Importance of strategic social media marketing. Expert journal of marketing, v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: http://marketing.expertjournals.com/23446773-504/. Acesso em: 19 maio 2022.
VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2021. Florianópolis: RD Station, 2021. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso 20 maio 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
