Concepções de Mediação da Informação sob a perspectiva dos textos da exposição em museus
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65952Resumo
Discorre sobre uso do texto na expografia no contexto das exposições museais como um elemento de mediação da informação. Expressa que as exposições no âmbito dos museus possuem características únicas em comparação com outras mídias, pois envolvem a interrelação entre as produções humanas e o compromisso com a produção de conhecimento do patrimônio cultural. Posiciona e afirma que o texto desempenha também protagonista no contexto de uma exposição ao permitir uma oferta de informação que favorece a interação com os objetos e elementos da exposição, possibilitando a construção de sentidos e de novos conhecimentos. Informa que as condições socioculturais dos visitantes dos museus influenciam diretamente na sua capacidade de apropriação da informação presente no texto da exposição. Dessa forma, os museus precisam considerar a diversidade dessas condições e desenvolver alternativas que atendam às diferentes necessidades informacionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que compreende o museu como um sistema de comunicação e analisa a mediação da informação e o papel do texto nas exposições. Adota a abordagem qualitativa na análise dos dados. Permite a análise dos textos incorporados e a reflexão do pesquisador sobre o objeto de estudo. Conclui-se que os museus são espaços de construção do conhecimento, e que por meio das exposições apresentam potencial de promover reflexões e experiências, indo além do simples armazenamento e exibição de objetos. Reafirma a essencialidade de considerar a diversidade do público e adaptar as estratégias de comunicação, principalmente dos textos de sala, a fim de cumprir seu papel como instituições culturais e educacionais.
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