Percepção e atuação dos arquivistas e bibliotecários brasileiros acerca da educação em informação
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65962Resumo
Aborda-se a mediação da informação desde uma perspectiva educativa e, portanto, conectada à educação em informação. Neste trabalho compreende-se que a educação em informação se estabelece a partir da formação crítica e reflexiva dos sujeitos perante o contexto infocomunicacional. Diante disso, objetiva-se verificar a percepção e atuação de arquivistas e bibliotecários sobre a educação em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, procedeu-se a aplicação de questionário online com 29 desses profissionais que participaram de uma ação voltada à promoção de competências infocomunicacionais. Os resultados indicam que os participantes reconhecem que o seu papel tem caráter social e político e está relacionado à educação em informação; bem como a contribuição das competências infocomunicacionais nesse processo. Há um equilíbrio entre aqueles que já desenvolveram ou não ações educativas, contudo a maioria consiste em capacitações e treinamentos. Conclui-se que tais profissionais reconhecem a educação em informação como parte de seu papel mediador, no entanto ainda não têm clareza sobre como fazê-lo. Embora a concepção de educação em informação esteja gradativamente inclinando-se para uma perspectiva dialógica, crítica e reflexiva, a prática desenvolvida ainda traz indícios de uma visão instrumental.
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