Biblioteca Escolar e Mediação da Informação no combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65967Resumo
A presente pesquisa aborda a relação entre mediação da informação, biblioteca escolar e desinformação. Parte da premissa de que ações de mediação da informação realizadas nas bibliotecas escolares podem contribuir para desenvolver o pensamento crítico dos sujeitos escolares e, com isso, ajudar na formação de protagonistas no enfrentamento à desinformação, fenômeno presente no cotidiano, que gera prejuízos para a sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar como está sendo abordada a temática mediação da informação nos espaços das bibliotecas escolares e sua contribuição para o combate à desinformação. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se o estudo bibliográfico através da revisão sistemática da literatura (RSL), quanto ao nível tem-se uma pesquisa descritiva com a adoção da técnica de análise de conteúdo e abordagem quanti-qualitativa para tratar os dados. Após análise dos dados coletados, obteve-se como resultados o seguinte: 27 trabalhos recuperados no total e apenas 12 foram pertinentes à temática; os 12 trabalhos selecionados, forma escritos por 29 autores(as), sendo sete trabalhos com dois autores; três com autoria tripla; um com autoria única e um com cinco autores. Assim, conclui-se que é preciso transcender o estigma de que bibliotecas escolares são meros espaços para pesquisas e apoio às atividades escolares. Bibliotecas escolares com profissionais da informação conscientes do seu papel de mediador da informação são importantes aliados na formação de sujeitos informacionais protagonistas no combate à desinformação. Esta temática mostrou-se relevante e necessita de mais empreendimentos investigativos para ampliar as discussões, especialmente nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.
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