A percepção do letramento informacional na educação profissional e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65968Resumo
A competência em informação é característica significativa para indivíduos com senso crítico, autonomia de aprendizagem e com capacidade de discernir informações confiáveis. Sob este prisma, o objetivo do trabalho versa sobre analisar o comportamento informacional dos estudantes do Ensino Técnico de uma escola pública de Educação Profissional e avaliar as contribuições do letramento informacional para a melhoria do processo de aprendizagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e competências informacionais na produção do Trabalho de Conclusão de Curso. A metodologia baseia-se em um estudo de caso sobre estudantes e professores do Curso Técnico em Nutrição e Dietética. Os dados obtidos demonstram que ações de letramento informacional, quando aplicado no cotidiano das disciplinas de Pesquisa Científica, elevam a qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso e estimulam o aluno a utilizar informação confiável. Por outro lado, demonstra a necessidade de incluir no projeto pedagógico da escola a integração do Letramento informacional ao desenvolvimento das atividades educativas e de se pensar em um padrão de ensino das disciplinas Pesquisa Científica.
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