O universo do conhecimento da competência em informação

um estudo das publicações do CBBD e ENANCIB entre 2019 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65970

Resumo

Apresenta o uso da análise do domínio do conhecimento, uma metodologia advinda da Organização do Conhecimento, para possibilitar o conhecimento do universo de conhecimento da Competência em informação. Tem por objetivo analisar as temáticas de atuação da comunidade discursiva em Competência em informação no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação e no Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, entre os anos de 2019 e 2022. De forma a alcançar o objetivo proposto, utiliza a análise de domínio para compreender como o campo da Competência em Informação é organizado para ações de ensino e pesquisa. Identifica os principais conceitos, fontes de informação, modelos de organização e fluxos de comunicação que caracterizam o domínio em questão e observa, por meio da análise de conteúdo temático, as abordagens atuais de estudos e pesquisas neste domínio. A análise de domínio possibilitou a visualização de um processo complexo de produção de conhecimento a partir da contextualização social e histórica de uma comunidade discursiva. A análise temática dos estudos selecionados nos eventos permitiu identificar diferentes objetos de estudo e temas centrais de pesquisa relacionados à Competência em Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAREGNATO, Sonia Elisa. O desenvolvimento de Habilidades Informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 47-55, 2000.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, 2010.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HATSCHBACH, Maria Helena de Lima; OLINTO, Gilda. Competência em Informação: Caminhos Percorridos e Novas Trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-34, 2008.

HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, Hanne. Toward a new horizon in information science: domain-analysis. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 46, n. 6, p. 400-425, July 1995.

HJØRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approaches traditional as well as innovative. Journal of Documentation, London, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.

MORAES, Rosana P. Tavares de; CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Mapeamento de domínios do conhecimento: uma proposta metodológica. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES E PESQUISADORES DE BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DA IBEROAMÉRICA E CARIBE, 10., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2016.

SMIRAGLIA, Richard P. The progress of theory in knowledge organization. Library Trends, Champaign, v. 50, n. 3, p. 330-349, 2002.

SWALES, John. The Concept of Discourse Community. In: SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 21-32.

TUOMINEN, Kimmo; TALJA, Sanna; SAVOLAINEN, Reijo. The social constructionist viewpoint on information practices. In: FISHER, Karen E.; ERDELEZ, Sanda; MCKECHNIE, Lynne (ed.). Theories of information behavior. New Jersey: ASIST, 2005. p. 328-333.

ZATTAR, Marianna. Competência em Informação e desinfodemia no contexto da pandemia de covid-19. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1-13, 2020.

ZATTAR, Marianna. Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.13, n. 2, p. 285-293, 2017a.

ZATTAR, Marianna. Competência em Mídia e em Informação no ensino em Biblioteconomia: um breve relato de experiência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - RBBD, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 272-279, 2017b.

ZURKOWSKI, Paul G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: Related Paper no 5. Washington, D.C.: National Commission on Libraries and Information Science, 1974.

Downloads

Publicado

21-11-2024

Como Citar

Zattar, M., Victor Rodrigues Botão, A., & de Almeida, T. (2024). O universo do conhecimento da competência em informação: um estudo das publicações do CBBD e ENANCIB entre 2019 e 2022. Revista Conhecimento Em Ação, 9, e65970. https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65970

Edição

Seção

Desafios às Ações Mediadoras