Barreiras e estratégias de informação em arquivos universitários
um estudo na Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.65972Resumo
A pesquisa objetiva verificar a existência de barreiras à informação e estratégias de busca e uso da informação utilizadas por arquivistas e técnicos em arquivo que atuam nos arquivos dos Centros de Ensino do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Apresenta resultados acerca de barreiras à informação e estratégias de busca e uso da informação. Utilizando o modelo Sense-Making de Brenda Dervin, a pesquisa configura-se como exploratória e descritiva e, também, se caracteriza como pesquisa de campo. Quanto ao tipo de abordagem, recorre-se à pesquisa qualitativa e quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aplicada aos sujeitos. Percebeu-se que os sujeitos pesquisados diante de uma situação que os leva à busca e uso da informação, desenvolvem estratégias para solucionar a situação, mas em muitos casos se deparam com barreiras que surgem no decorrer dessa busca e uso, isto é, lacunas, que têm o potencial de, em alguns casos, impedir o uso efetivo da informação. Conclui-se que a informação é crucial para os profissionais de arquivo e as barreiras identificadas afetam o funcionamento das unidades arquivísticas em todo o ciclo da informação como também impactam na interação com os usuários externos, que constituem o público-alvo das unidades de informação.
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