Biblioteca pública e democracia cultural
o contexto das pessoas em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.66217Resumo
O estudo integra investigações que têm a finalidade de contribuir com o campo da Biblioeducação, tendo como objeto relações entre a biblioteca pública e populações vulneráveis, com ênfase nas pessoas em situação de rua. O objetivo é contribuir na construção de referenciais para a formulação de dispositivos orientados pela noção de democracia cultural, sob a hipótese a hipótese de que bibliotecas calcadas sobre modelos e paradigmas difusionistas desconsideram a participação de diferentes grupos nos processos de constituição da memória cultural do país. Esta pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, inclui estudo bibliográfico e de campo. Apresenta-se, no presente trabalho, resultados parciais de questionário visando identificar ações e práticas realizadas por bibliotecas públicas das capitais brasileiras, tendo em foco a referida população. Das 256 bibliotecas públicas das capitais brasileiras identificadas, somente 27 responderam ao questionário, indicando baixo índice de atendimento às pessoas em situação de rua e de realização de práticas culturais a este grupo. Algumas razões alegadas permitem constatar, ainda preliminarmente, que a concepção de biblioteca pública mantém-se fixada em parâmetros que excluem perfis que não se enquadrem a modelos de públicos tidos como tradicionais, confirmando hipóteses que estão na base da pesquisa.
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