Serviço de informação para a comunidade, medidas de engajamento em redes sociais e o combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v9i.66220Resumo
Analisa a relação entre engajamento nas redes sociais e as fake news, a partir de publicações de checagem de fatos no âmbito do Projeto Comunica Mulher. Iniciado em 2020 como um projeto de extensão da Universidade de Brasília (Brasil), sua meta era fornecer informações relevantes para as mulheres do Distrito Federal através das redes sociais online, abordando duas questões cruciais: a Pandemia de Covid-19 e o enfrentamento da violência doméstica. O estudo foi realizado a partir da abordagem de métodos mistos, considerando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos e adotando diferentes estratégias para a coleta e análise de dados. Os dados foram coletados das plataformas Instagram e Facebook, a partir da ferramenta Meta Business Suite, e foram analisados com base em métricas de engajamento e audiência. Ao término do estudo, foi constatado que, embora as postagens destinadas a combater fake news não tenham gerado um aumento significativo no engajamento em comparação com outros tipos de postagens ao longo do período de pesquisa, foram elas que mais envolveram o público do projeto durante o auge da pandemia relacionada à Covid-19. Também foi possível identificar que os temas de maior interesse para o público do projeto estão relacionados às temáticas dos direitos das mulheres e o enfrentamento da violência doméstica.
Referências
ALMEIDA, Filipa Rino; MARQUES, Maria Beatriz. Serviços de informação à comunidade: origens e atualidade. In: Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015.
ASSAD, N. Marketing de Conteúdo. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2016.
BENTES, A. Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede social. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2021.
BOND, R. M.; GARRETT, R. K. Engagement with fact-checked posts on Reddit. PNAS Nexus, v. 2, n. 3, p. pgad018, 1 mar. 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36926223/. Acesso em: 10 jun. 2024.
BRENNEN, J. S. et al. Types, sources, and claims of COVID-19 misinformation. University of Oxford, 2020. Disponível em: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:178db677-fa8b-491d-beda-4bacdc9d7069. Acesso em: 10 jun. 2024.
CINELLI, M. et al. The COVID-19 social media infodemic. Scientific Reports, v. 10, n. 1, p. 16598, 6 out. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33024152/. Acesso em: 10 jun. 2024.
CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa. Penso Editora, 2014.
FIGUEIREDO, N. Textos avançados em referência e informação. Editora Polis: Associação Paulista de Bibliotecários, 1996.
IFCN, I. F.-C. N. Code of Principles: International Fact-Checking Network. Poynter Institute, 2016. Disponível em: https://factcheckni.org/about/code-of-principles/. Acesso em: 10 jun. 2024.
LEE, N. R.; KOTLER, P. Social Marketing: Behavior Change for Social Good. SAGE Publications, 2019.
LEITE, A. S. P. Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspectivas das agências de comunicação. MasterThesis. Universidade do Minho, 2017. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/50991. Acesso em: 10 jun. 2024.
LEFEBVRE, R. C. Social Marketing and Social Change: Strategies and Tools For Improving Health, Well-Being, and the Environment. John Wiley & Sons, 2013.
MASSARANI, L. et al. Narrativas sobre vacinação em tempos de fake news: uma análise de conteúdo em redes sociais. Saúde e Sociedade, v. 30, p. e200317, 2 jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200317. Acesso em: 10 jun. 2024.
MASSARANI, L.; LEAL, T.; WALTZ, I. O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00148319, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00148319. Acesso em: 10 jun. 2024.
MERCEDES NETO, M. et al. fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogit. Enferm. (Online), p. e72627–e72627, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/07/1095077/2-72627-v25-pt.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
NEVES, B. C.; BORGES, J. Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais? uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa. V. 30, n. 2 (abr./jun. 2020), p. 1-22, 2020. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n2.50410. Acesso em: 10 jun. 2024.
PAULA, L. T. O capitalismo de vigilância e a economia da atenção nas bibliotecas: reflexões sobre a privacidade dos usuários em mundo plataformizado. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, n. 3. 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1910/1438. Acesso em: 10 jun. 2024.
ROSENZWEIG, A. Understanding and Undermining fake news From the Classroom. Berkeley Review of Education, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5070/B87136743. Acesso em: 10 jun. 2024.
SANCHEZ, A. A.; PAREDES, J. E. C.; VALLEJOS, M. P. C. Infodemia, la otra pandemia durante COVID-19. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15381/anales.v81i2.17793. Acesso em: 10 jun. 2024.
SANTOS, F. C.; CYPRIANO, C. P. Redes sociais, redes de sociabilidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, p. 63–78, 2014.Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092014000200005. Acesso em: 10 jun. 2024.
SANTOS, R. O. Algoritmos, engajamento, redes sociais e educação. Acta Scientiarum. Education, v. 44, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52736. Acesso em: 10 jun. 2024.
SEVERIANO, L. A.; MACHADO, E. O Serviço de Informação ao Cidadão da Biblioteca Mário de Andrade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 1, p. 42–65, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/547. Acesso em: 10 jun. 2024.
SILVA, I. O.; GOUVEIA, F. C. Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? 2021. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50162. Acesso em: 10 jun. 2024.
SOARES, F. R.; REIS MONTEIRO, P. R. Marketing digital e marketing de relacionamento: interação e engajamento como determinantes do crescimento de páginas do Facebook. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 42–59, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3504/350450619004.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
SOUZA JÚNIOR, J. H. S. et al. Da Desinformação ao Caos: uma análise das fake news frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2 COVID-19, p. 331, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.9771/cp.v13i2.35978. Acesso em: 10 jun. 2024.
UNESCO. Orientaciones para la creación, organización y funcionamiento de servicios de información a la comunidad en América Latina y el Caribe. Unesco, 1988. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000829/082965SB.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
VERMELHO, S. C. et al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educação & Sociedade, v. 35, p. 179–196, mar. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302014000100011. Acesso em: 10 jun. 2024.
VIEIRA, P. R.; GARCIA, L. P.; MACIEL, E. L. N. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela? Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, p. e200033, 22 abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-549720200033. Acesso em: 10 jun. 2024.
ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32113495/. Acesso em: 10 jun. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.