Proposta de melhorias do processo de autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.66463Palavras-chave:
Repositórios institucionais, Mediação da informação, Acesso aberto, AutoarquivamentoResumo
Em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), implementou seu Repositório Institucional (RI) com o objetivo de disponibilizar sua produção científica para toda a sociedade, em atendimento aos pressupostos do Movimento de Acesso Aberto e Ciência Aberta. O povoamento desse repositório, no que diz respeito aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCCs) de graduação, é atualmente realizado por meio do autoarquivamento pelo estudante. Nesse sentido, as experiências demonstraram que, na etapa de validação da biblioteca, foi possível perceber um alto número de trabalhos rejeitados, tornando o processo pouco eficiente e atrasando a disponibilização desses trabalhos. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver esta pesquisa, com o objetivo geral de investigar como ocorre a mediação da informação e os fluxos informacionais no processo de depósito de TCC de graduação no Repositório Institucional da UFRN (RI-UFRN). Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva realizada a partir de um estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu questionário aplicado aos concluintes de 2024.1 e entrevista com a gestora do Repositório Institucional da UFRN. A análise dos resultados utilizou a análise descritiva para as perguntas fechadas do questionário e Análise Categorial de Bardin para as questões abertas do questionário e da entrevista. São propostas algumas melhorias para que o processo se torne mais eficiente, o que envolve a colaboração entre os setores e maior proximidade da biblioteca com os cursos.
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