Proposta de melhorias do processo de autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.66463

Palavras-chave:

Repositórios institucionais, Mediação da informação, Acesso aberto, Autoarquivamento

Resumo

Em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), implementou seu Repositório Institucional (RI) com o objetivo de disponibilizar sua produção científica para toda a sociedade, em atendimento aos pressupostos do Movimento de Acesso Aberto e Ciência Aberta. O povoamento desse repositório, no que diz respeito aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos (TCCs) de graduação, é atualmente realizado por meio do autoarquivamento pelo estudante. Nesse sentido, as experiências demonstraram que, na etapa de validação da biblioteca, foi possível perceber um alto número de trabalhos rejeitados, tornando o processo pouco eficiente e atrasando a disponibilização desses trabalhos. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver esta pesquisa, com o objetivo geral de investigar como ocorre a mediação da informação e os fluxos informacionais no processo de depósito de TCC de graduação no Repositório Institucional da UFRN (RI-UFRN). Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva realizada a partir de um estudo de caso, cuja coleta de dados envolveu questionário aplicado aos concluintes de 2024.1 e entrevista com a gestora do Repositório Institucional da UFRN. A análise dos resultados utilizou a análise descritiva para as perguntas fechadas do questionário e Análise Categorial de Bardin para as questões abertas do questionário e da entrevista. São propostas algumas melhorias para que o processo se torne mais eficiente, o que envolve a colaboração entre os setores e maior proximidade da biblioteca com os cursos.

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Biografia do Autor

Romerito Morais da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Aluno de graduação do Bacharelado em Tecnologia da Informação - UFRN. Graduado em Engenharia Civil pela UFRN. Técnico em Edificações pelo IFRN. Técnico em Controle Ambiental pelo IFRN. Funcionário público na UFRN (desde 2013).

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Ciência da Informação (DECIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciência da Informação (2013), Mestre em Ciência da Informação (2010) e Bacharel em Biblioteconomia (2007) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento" (UFRN).

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do grupo de pesquisa "Estudos críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação" cadastrado no CNPq. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFMG.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

Nóbrega, R. M. da, Vechiato, F. L., & Tanus, G. F. de S. C. (2025). Proposta de melhorias do processo de autoarquivamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e66463. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.66463

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa