Como a aprendizagem colaborativa em comunidades de prática impulsiona ecossistemas de inovação
um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67292Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, Comunidades de prática, Ecossistemas de inovaçãoResumo
Esta pesquisa investiga o impacto da Aprendizagem Colaborativa (AC) em Comunidades de Prática (CoPs) no fortalecimento de ecossistemas de inovação. As CoPs são ambientes que reúnem indivíduos com interesses comuns para compartilhar conhecimento, trocar experiências e promover soluções colaborativas. Método: Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com quatro empresárias, analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo. Essa abordagem permitiu explorar em profundidade as interações nas CoPs e seus efeitos sobre as práticas de inovação organizacional. Resultados: Os achados destacam que as CoPs facilitam a troca de conhecimento, promovem redes de colaboração e impulsionam estratégias de inovação. Além disso, identificaram-se benefícios tangíveis, como melhorias em planos de negócios, e intangíveis, como o fortalecimento do networking e do aprendizado contínuo. No entanto, barreiras culturais e dificuldades de implementação foram apontadas como desafios significativos. Conclusão: Este estudo reforça a importância das CoPs na promoção da inovação e do desenvolvimento organizacional, destacando o papel da AC na criação de ecossistemas colaborativos. Os resultados também apontam para a necessidade de estratégias inclusivas e alinhadas às especificidades culturais e organizacionais para maximizar os impactos das CoPs. Pesquisas futuras podem explorar formas de superar os desafios identificados, ampliando as contribuições dessas comunidades para o desenvolvimento sustentável e inovador.
Referências
ADEDOYIN, A.; OBARIOBE, O. J.; SANNI, A. S.; TAHIR, A. Development of a Web-based University Collaborative Tool for Effective Distributed Learning. African Journal of Computing & ICT, p. 33, 2018. Disponivel em:. Acesso em: 20 ago. 2024.
AUDY, J.; PIQUÉ, J. Dos parques científicos e tecnológicos aos ecossistemas de inovação: desenvolvimento social e econômico na sociedade do conhecimento. Brasília: ANPROTEC, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977, 2016
CARNEIRO, L. de A.; BARBOSA, G. V.. Uma Análise Crítica Sobre Aprendizagem: Colaborativa E Móvel Ubíqua. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 5, n. 11, p. 50-54, dec. 2018. ISSN 2358-8322. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1035. Acesso em: 20 ago. 2024.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010. 144p. ISBN 9788532633903.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educ. Rev., Curitiba, n. 31, p. 213-230, jun. 2008. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602008000100013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 ago. 2024.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and ‘Mode 2’ to a triple-helix of university-industry-government relations. Research Policy, v. 29, n. 22, p.100-123. 2000.
FERNANDES, F. R.; CARDOSO, T. A.; CAPAVERDE, L. Z.; SILVA, H. de F. N. Comunidades de prática: uma revisão bibliográfica sistemática sobre casos de aplicação organizacional. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 44–52, 2016. DOI: 10.5380/atoz.v5i1.46691. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/46691. Acesso em: 21 ago. 2024.
GOMES, L. A. de V.; FACIN; A. L. F.; SALERNO; M. S.; IKENAMI; R. K. Unpacking the innovation ecosystem construct: Evolution, gaps and trends. Technological Forecasting and Social Change, 2016.
GUIMARÃES, T. B. C. Dinâmicas sociais e ajustamento estratégico em contexto de inovação: Análise da coopetição em uma comunidade de prática interorganizacional no Brasil. 2017. 334 f. Tese (Doutorado em Administração) Instituição de Ensino: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Biblioteca Depositária: www.pucminas.br. École Doctorale OMI – Institut de Recherche en Gestion (IRG). (Thèse pour l’obtention du doctorat en sciences de gestion). Université Paris-Est. 2017.
KOMNINOS, N. Intelligent cities: towards interactive and global innovation environments. International Journal of Innovation and Regional Development, v. 1, n. 4, p. 337-355, 2009. https://doi.org/10.1504/IJIRD.2009.022726
LASTRES, H. M. M.; FERRAZ, J. C. Economia da informação, do conhecimento e do aprendizado. In: LASTRES, H. M. M.; ALBAGLI, S. (Orgs.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 27-57.
PINHO, E. M.; FERREIRA, C. A.; LOPES, J. P. As opiniões de professores sobre a aprendizagem colaborativa. Rev. Diálog. Educ., v. 13, n. 40, p. 913-937, 2013.
REZAGHOLILALANI, S.; IBRAHIM, O. The effects of collaborative learning tools on students’ performance. Class Project Book Chapter Innovations in Information System Series: 3, 2017. ISBN: 978-967-0194-97-4.
SAWATANI, Y.; NAKAMURA, F.; SAKAKIBARA, A. Innovation patterns. In: IEEE International Conference on Services Computing (SCC 2007). IEEE, 2007. p. 427-434.
SCHROTH, F.; HÄUßERMANN, J. J. Collaboration strategies in innovation ecosystems: an empirical study of the German microelectronics and photonics industries. Technology Innovation Management Review, v. 8, n. 11, 2018.
SPINOSA, L. M.; SCHLEMM, M. M; REIS, R. S. Brazilian innovation ecosystems in perspective: some challenges for stakeholders. REBRAE, v. 8, n. 3, p. 386-400, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.7213/rebrae.08.003.AO08>. Acesso em: 28 jun. 2024.
TORRES, P. L.; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Coleção Agrinho, Paraná, 2014, p.1-34. Disponível em: http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_03_Aprendizagem-colaborativa.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024.
VALKOKARI, K. Business, innovation, and knowledge ecosystems: how they differ and how to survive and thrive within them. Technology Innovation Management Review, [s.l.], p. 17–24, 2015.
WENGER, E. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: BLACKMORE, C. (ed.). Social learning systems and communities of practice. London, UK: Springer, 2010. p. 179–198. DOI: <10.1007/978-1-84996-133-2_11>.
YAN, Min-Ren et al. Evaluating the collaborative ecosystem for an innovation-driven economy: a systems analysis and case study of science parks. Sustainability, v. 10, n. 3, p. 887, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Conhecimento em Ação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.