Como a aprendizagem colaborativa em comunidades de prática impulsiona ecossistemas de inovação

um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67292

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa, Comunidades de prática, Ecossistemas de inovação

Resumo

Esta pesquisa investiga o impacto da Aprendizagem Colaborativa (AC) em Comunidades de Prática (CoPs) no fortalecimento de ecossistemas de inovação. As CoPs são ambientes que reúnem indivíduos com interesses comuns para compartilhar conhecimento, trocar experiências e promover soluções colaborativas. Método: Foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com quatro empresárias, analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo. Essa abordagem permitiu explorar em profundidade as interações nas CoPs e seus efeitos sobre as práticas de inovação organizacional. Resultados: Os achados destacam que as CoPs facilitam a troca de conhecimento, promovem redes de colaboração e impulsionam estratégias de inovação. Além disso, identificaram-se benefícios tangíveis, como melhorias em planos de negócios, e intangíveis, como o fortalecimento do networking e do aprendizado contínuo. No entanto, barreiras culturais e dificuldades de implementação foram apontadas como desafios significativos. Conclusão: Este estudo reforça a importância das CoPs na promoção da inovação e do desenvolvimento organizacional, destacando o papel da AC na criação de ecossistemas colaborativos. Os resultados também apontam para a necessidade de estratégias inclusivas e alinhadas às especificidades culturais e organizacionais para maximizar os impactos das CoPs. Pesquisas futuras podem explorar formas de superar os desafios identificados, ampliando as contribuições dessas comunidades para o desenvolvimento sustentável e inovador.

Biografia do Autor

William Rodrigo Joanico, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pesquisador, consultor com formação interdisciplinar e ampla experiência profissional em gestão da informação, inovação, administração e gestão e internacionalização de empresas. Doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde investiga a interação entre gestão do conhecimento, capacidade absortiva e inovação em ambientes promotores de inovação. Mestre em Bioinformática pela UFPR, com pesquisa voltada ao desenvolvimento de metodologias inovadoras para análise automatizada de géis de eletroforese, e em Administração pela MUST University (EUA), com foco na Indústria 4.0 e na internacionalização de empresas de pequeno porte. Possui múltiplas graduações, incluindo Administração, Ciências Contábeis, Relações Internacionais e Sistemas de Informação, além de especializações em áreas como Startups, Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Finanças. Autor de publicações acadêmicas, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais, contribuindo para o avanço das Profissional com experiência em gestão de programas e projetos, incluindo coordenação, planejamento e monitoramento de iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com atuação em habitats de inovação e projetos como TECNOVA I e II, CENTELHA I e II, e SINAPSE. Possui expertise em gestão de fomento, com condução de pedidos de remanejamento, aditivos e prestação de contas em conformidade com exigências de órgãos financiadores, como Fundação Araucária e FINEP. Conhecimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, incluindo políticas públicas e integração ao ecossistema regional. Experiência na elaboração de relatórios técnicos, com produção de documentos detalhados para suporte à gestão e prestação de contas. Seus interesses de pesquisa incluem Inovação aberta, gestão da informação, capacidade absortiva, inovação tecnológica, ecossistemas, dinâmicas sociotécnicas que impulsionam a competitividade organizacional. Comprometido com a integração entre teoria e prática, busca criar impacto tanto na academia quanto no mercado, promovendo soluções inovadoras e estratégicas.

Abimael Ortiz Barros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Gestão da Informação pela UFPR (2023). Mestre em Negócios internacionais pela Must University (2024). Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba (2017). Especialista em Startups, Inovação e Empreendedorismo pela Uninter (2022). Especialista em Direito Público pela UniBrasil (2013). Graduado em Comercio Exterior pela Estácio (2023). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Comercial, Direito Internacional, Propriedade Intelectual e Direito Privado. Possui experiência como Consultor em Comércio exterior e propriedade intelectual. Possui Experiência em Atividades relacionadas a Empreendedorismo e Inovação, Gestão de projetos da área de inovação, atuação com práticas de inovação em pequenos e médios negócios, atuação em ambiente empresarial e em ecossistemas de empreendedorismo e inovação, bem como na estruturação e realização de encontros/seminários/workshops. Acompanhamento de submissões de projetos na área de inovação em fundação de apoio Auxilio, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e outras atividades relacionadas.

Andréa Torres Barros Batinga Mendonça, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2011) em Administração pela UFPR. Professora do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná e Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: teorias da inovação, sistema setorial de inovação, capacidade tecnológica, inovação sustentável, abordagem sociotécnica da inovação e inovação social.

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atuou como professora do curso de Graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal do Paraná durante 25 anos. É Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná. Tem diversos artigos publicados. Orienta trabalhos de doutorado e mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação ? UFPR por 8 anos. Coordenou, por 4 anos, o Curso de Graduação em Gestão da Informação. Atualmente, trabalha como Consultora em Projetos de Inteligência Organizacional, Gestão da Informação e do Conhecimento

Fernanda Salvador Alves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora associada na Escola de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFPR). Coordenadora do Projeto de Extensão "Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia" (https://www.youtube.com/@inovacaoedesenvolvimentote9047 e www.inova.ufpr.br). Coordenadora do Projeto de extensão "Gestão Descomplicada). Atualmente (2023-2025) é vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFPR). Ela já atuou como coordenadora do Curso de Especialização a Distância em Gestão Pública Municipal UAB/PNAP/UFPR (turma 2017-2019), vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ponto focal UFPR) e professora neste mesmo programa (2018 - 2021). Além disso, ela é membro do Grupo de Estudos em Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (EGITS), do Desenvolvimento e Evolução de Sistemas Técnicos (DEST) e membro associado do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor. Estuda capacidades relacionais, cooperações interorganizacionais, transferência de tecnologia e inovação. Foca seus estudos nas inovações ambientais e sociais, como Economia Circular, Inovação Orientada para a Sustentabilidade e Inovação Transformadora

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Publicado

16-04-2025

Como Citar

Joanico, W. R., Barros, A. O., Mendonça, A. T. B. B., Silva, H. de F. N., & Alves, F. S. (2025). Como a aprendizagem colaborativa em comunidades de prática impulsiona ecossistemas de inovação: um estudo qualitativo. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e67292. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67292

Edição

Seção

Artigos de Revisão