Método Ciência-Ação nas Ciências Sociais Aplicadas

uma abordagem analítica sobre o potencial e a viabilidade de aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67985

Palavras-chave:

Método Ciência-Ação, Pesquisa-ação, Método científico, Inovação científica, Ciências Sociais Aplicadas

Resumo

O presente artigo colabora com a discussão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos do método de pesquisa ciência-ação, reconhecido como uma das cinco formas de fazer pesquisa-ação no Brasil por Almeida, Perucchi e Freire (2020) e por Brandão (2022), no campo da Ciência da Informação. Tem por objetivo apresentar uma abordagem analítica sobre o potencial e a viabilidade de aplicação do método de pesquisa ciência-ação no campo das Ciências Sociais Aplicadas. Integra uma agenda de pesquisa interinstitucional entre universidades e institutos federais, idealizada no âmbito da tese de Brandão (2022), defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba. Esta foi a primeira tese no Brasil a fazer uso da ciência-ação como método de pesquisa. A finalidade é aprimorar o método que foi desenvolvido e aplicado no campo da Ciência da Informação e possibilitar que seja aplicável em investigações científicas de outras áreas de conhecimento e atuação no abrangente e diverso campo das Ciências Sociais Aplicadas. Metodologicamente, a pesquisa que originou este artigo é de natureza qualitativa, nível exploratório, ancorada na perspectiva humanista de Rubem Alves e na perspectiva metodológica de Michel Thiollent, que possibilitaram desenvolver uma análise teórico-reflexiva sobre o potencial e a viabilidade de aplicação do método. Os resultados validam o potencial de aplicação, por meio de quadros teóricos e rede conceitual, e apontam que a viabilidade de aplicação depende do uso do método pelos pesquisadores em suas pesquisas, sendo necessárias divulgação e comunicação científica deste, bem como monitoramento contínuo da literatura científica.

Biografia do Autor

Jobson Louis Almeida Brandão, Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecário-Documentalista e Coordenador de Inovação no IFPB campus João Pessoa. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisador Bolsista FAPESQ-PB. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa PROJECIT (CNPq).

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Publicado

22-05-2025

Como Citar

Almeida Brandão, J. L. (2025). Método Ciência-Ação nas Ciências Sociais Aplicadas: uma abordagem analítica sobre o potencial e a viabilidade de aplicação. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e67985. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.67985

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa