O potencial biblioteconômico da Educação Popular

a Biblioteca do Cursinho Popular Elza Soares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v10i.68799

Palavras-chave:

Biblioeducação, Curso pré-vestibular, Educação popular, Biblioteca, Inclusão social

Resumo

Apresenta-se a biblioteca do Cursinho Popular Elza Soares, construída como um dispositivo informacional dialógico, ou uma biblioteca Forum. Aproximam-se os conceitos de educador popular e biblioeducador, devido a suas atuações altamente dialógicas. Compartilha-se uma ferramenta de mediação de leitura à distância, através de uma ficha de reflexão. Desenvolve-se também um estudo de caso sobre a biblioteca, resgatando dados qualitativos e quantitativos sobre seus usuários, apontado que a maioria dos alunos do cursinho já tem acesso a bibliotecas escolares, mas vê positivamente a biblioteca do cursinho. Conclui-se sobre a pertinência da experiência de mediação à distância em contextos de educação popular.

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Biografia do Autor

Felipe Sanches, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Bibliotecário da USP, Brasil. Mestrando do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da USP.

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Publicado

19-09-2025

Como Citar

Sanches, F. (2025). O potencial biblioteconômico da Educação Popular: a Biblioteca do Cursinho Popular Elza Soares. Revista Conhecimento Em Ação, 10, e68799. https://doi.org/10.47681/rca.v10i.68799

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa