A RELAÇÃO ENTRE PREÇO E DEMANDA POR JOGOS DE FUTEBOL NO BRASIL

Autores

  • Bruno Ítalo Lima Benevides Estudante do CAEN/Universidade Federal do Ceará e Bolsista de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Sandra Maria dos Santos Professora e Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC.
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Professor do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria e Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC

Palavras-chave:

futebol, demanda, cadeia produtiva

Resumo

A indústria do futebol chega a movimentar em todo mundo, por ano, de acordo com Belo e Paolozzi (2013), um valor entre US$ 400 bilhões e US$ 1 trilhão. Como atividade econômica, tem atraído a atenção de diversos estudos acadêmicos (DOBSON e GODDARD, 2001; SOUZA, 2004 e MADALOZZO, 2008). Entre os resultados obtidos nesses estudos, tem-se divergências com relação à variável preço nas equações de demanda por futebol. Dessa forma, este estudo objetiva identificar a relação entre preço e demanda por futebol. Foram utilizados dados secundários a partir do IBGE, da CBF e da Pluri Consultoria. A pesquisa faz uma análise a partir de 380 jogos do campeonato brasileiro. Para estimação da demanda utilizou-se o método de MQO. O modelo teve como variável dependente o público pagante presente nos estádios. Os resultados evidenciaram que a função demanda é não homogênea.

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Publicado

2018-12-04