Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Economia Contemporânea (REC) publica artigos acadêmicos inéditos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico, preferencialmente nas seguintes áreas:

- Pensamento Econômico, História Econômica, Metodologia e Economia Política
- Teoria Macroeconômica, Sistema Financeiro e Modelos de Crescimento e suas Aplicações
- Teoria Microeconômica, Indústria, Inovação, Comércio Internacional e suas Aplicações
- Teorias do Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Políticas de Emprego e Renda, Políticas Públicas e Bem Estar
 
Entende-se por artigo acadêmico o manuscrito que reporta os resultados de uma pesquisa teórica ou empírica e se estrutura contendo, no mínimo, uma seção introdutória, que identifica tema, problema, objeto e objetivos; uma seção de revisão da literatura; uma seção metodológica, descrevendo técnicas de coleta e análise, fontes de dados e procedimentos de pesquisa; uma seção de apresentação e discussão de resultados ou achados; e uma conclusão.
 
Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminado como pré-print, Texto para Discussão, Working Paper ou similar.
 
Estudos abordando casos particulares - quer um país, uma região, um estado ou um município, quer uma indústria, uma empresa ou um tipo de produto, por exemplo - atualmente interessam à revista apenas se apresentarem uma contribuição original à literatura e resultados replicáveis a outros casos.

A critério exclusivo do corpo editorial, além de artigos acadêmicos a REC poderá aceitar resenhas de livros e comentários a artigos publicados pela revista (assegurando-se o direito de resposta ao autor comentado).

A REC é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.

A Revista de Economia Contemporânea adotou até abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de maio/2015 a licença em uso é do tipo BY.

Processo de Avaliação pelos Pares

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE MANUSCRITOS

A simples submissão de um manuscrito à REC não implica a publicação do mesmo. Todas as submissões são submetidas à pré-avaliação pelos editores e à revisão por pares do tipo duplo cega (double blind review).

A pré-avaliação pelo corpo de editores verifica o enquadramento na linha editorial da REC e a aderência aos critérios básicos de forma, qualidade e originalidade da revista, incluindo a verificação de plágio. O aceite ou a recusa do manuscrito pelos editores será comunicado(a) exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es). Submissões não aceitas na etapa de pré-avaliação serão automaticamente arquivadas; submissões aceitas serão encaminhadas para a avaliação de pareceristas.

A avaliação por pareceristas compreende a revisão por pares do tipo duplo cega (double blind review). A avaliação pode resultar na recusa ou no aceite do manuscrito, com ou sem a necessidade de revisão do mesmo pelo(s) autor(es). Os resultados serão comunicados exclusivamente por correio eletrônico ao(s) autor(es).

Os autores têm o direito de contestar a decisão editorial em carta endereçada aos editores apresentando motivos e justificativas. Os editores se reservam o direito de aceitar ou não as justificativas dos autores para reconsiderar a decisão editorial.

PUBLICAÇÃO E ARQUIVAMENTO

Os manuscritos aceitos para publicação passarão por revisão ortográfica e gramatical, normalização bibliográfica e tratamento de imagens. as provas serão submetidas à apreciação e aprovação do(s) autor(es). Cada manuscrito receberá um código DOI e e-location para identificação digital do objeto nas plataformas de publicação.

Os manuscritos editorados serão publicados em formato pdf na página da REC no Portal de Periódicos da UFRJ e na coleção Scielo, onde se tornam disponíveis para consulta e download em acesso livre e aberto.

O auto-arquivamento dos manuscritos pelos autores é livre e sem embargo de tempo, uma vez publicados na plataformas da REC.

Periodicidade

A REC é uma revista eletrônica de fluxo contínuo e publica um volume por ano contendo de 24 a 32 manuscritos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A REC é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.

Histórico do periódico

Revista de Economia Contemporânea (REC, ISSN 1980-5527) foi criada no segundo semestre de 1997 pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e publica artigos acadêmicos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou metodológico. Dada a tradição de debate e crítica da casa, a publicação se propõe plural e aberta ao diálogo entre as distintas correntes teóricas hoje ativas na expansão da fronteira do conhecimento em economia.

A REC é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, de acesso aberto, sem cobrança de taxas de submissão e processamentos de artigos.

========================

Editor Chefe: Marta Castilho (UFRJ)

Editores Associados: André de Melo Modenesi (UFRJ), Angela Ganem (UFRJ), Carlos de Aguiar Medeiros (UFRJ), Carlos Pinkusfeld (UFRJ), Eduardo Pontual (UFRJ), Fabio Freitas (UFRJ), João Luiz Maurity Saboia (UFRJ), Lena Lavinas (UFRJ), Marcelo Matos (UFRJ), Marília Marcato (UFRJ), Viviane Luporini (UFRJ)

Editor Gerente: Carolina Dias (UFRJ)