Determinantes macroeconômicos das vendas no varejo no período 2004-2011

Gustavo Inácio de Moraes, Thiago Leal Flores da Silva

Resumo


O presente artigo utiliza-se de uma estimação em painel, considerando-se seis estados brasileiros, para verificar a influência sobre as vendas no varejo de três componentes macroeconômicos, tais como a renda real média, a taxa de desemprego e a taxa de juros, entre os anos de 2004 e 2011, período no qual a economia brasileira observou expressivo crescimento econômico. Optou-se por uma estimação em SUR (regressões aparentemente não correlacionadas) para ampliar o ajuste ao longo dos espaços geográficos estudados. Como resultado geral, nota-se que as vendas ao varejo são elásticas, contemporaneamente, à renda real média. As demais variáveis, taxa de desemprego e taxa de juros demonstraram-se inelásticas e em alguns estados sequer significativas, além de se manifestarem com uma defasagem de três meses.

Palavras-chave


Vendas no varejo; atividade econômica; economias estaduais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gustavo Inácio de Moraes, Thiago Leal Flores da Silva

Instituto de Economia da UFRJ

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, sl 114 
Urca, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22290-240, Rio de Janeiro - RJ Brasil
Tel.: 55 21 3873-5242
e-mail: rec@ie.ufrj.br